Ponto Verde desafia “repórteres” do ensino secundário e profissional

A Academia Ponto Verde, da Sociedade Ponto Verde, lançou na passada quinta-feira o desafio “Repórter do Ambiente”, que pretende sensibilizar e promover uma educação mais eficaz para a sustentabilidade junto da comunidade escolar e familiar. A iniciativa está aberta a todos os alunos do ensino secundário ou profissional, que serão assim incentivados para uma cidadania ativa e bem informada.

Para participarem no desafio, a Sociedade Ponto Verde aconselha os alunos a aprofundarem os conhecimentos sobre a temática da sustentabilidade e a descobrirem a variedade de intervenientes que existem no setor da reciclagem de embalagens. Poderão até explorar projetos ambientais que já existam na escola ou no município onde vivem.

A seguir, é momento de escolherem o tema. A Sociedade Ponto Verde dá sugestões: “a inovação na reciclagem”, “estão os cidadãos alertas para a aquisição de produtos feitos com materiais reciclados?”, “a minha escola recicla” ou “a reciclagem na minha comunidade”, entre muitos outros.

No final, os participantes recolhem a informação necessária e transpõem-na para o papel.

Para apoiar os alunos na realização das reportagens, a Sociedade Ponto Verde disponibilizou um vídeo sobre as especificidades da escrita e as regras dos formatos jornalísticos no ‘site’ da Academia Ponto Verde.

Os participantes podem concorrer individualmente ou em equipas de até três membros. Os trabalhos são submetidos para o endereço eletrónico da Academia Ponto Verde de acordo com as categorias “reportagem escrita” e “reportagem em vídeo”.

Os projetos mais originais recebem vários prémios, entre eles a oportunidade de serem publicados no site da revista Visão, acompanhada de uma visita à redação.

O “Repórter do Ambiente” é o mais recente desafio da Academia Ponto Verde, o projeto educativo da Sociedade Ponto Verde para a comunidade escolar, que procura promover as boas práticas ambientais através do estímulo à reciclagem de embalagens.