Porbatata desafia consumidores a colocarem a batata no lugar certo: na mesa dos portugueses

Porbatata desafia consumidores a colocarem a batata no lugar certo: na mesa dos portugueses

A época da batata nova chegou e, até setembro, está em curso a colheita deste alimento. A Porbatata (Associação da Batata de Portugal) lançou, esta quarta-feira, uma campanha nas suas redes sociais que desafia os consumidores a colocarem a batata à sua mesa.

“Vamos pôr a batata em pratos limpos?” é o desafio lançado num vídeo que pretende enaltecer os atributos da batata e apelar ao consumo, naquela que é a época de produção mais forte do ano. Este ano a fileira da batata enfrenta enormes dificuldades. A pandemia de Covid-19 praticamente paralisou as vendas para o canal horeca. A par disso, são poucas as perspetivas de exportação.

Em comunicado, o presidente da Porbatata, Sérgio Ferreira, diz que “a batata é um alimento incontornável da gastronomia portuguesa. Com esta iniciativa queremos lembrar a importância nutricional da batata e o seu papel de destaque na nossa mesa e também na Dieta Mediterrânica. Estamos na época da batata e, por isso, este é o momento ideal para lembrar os portuguesas da sua importância. É fundamental desfazer mitos e promover o consumo, sobretudo, no contexto atual”.

O lançamento oficial desta iniciativa decorre às 14h30 num webinar que conta com a participação de Nuno Russo, secretário de Estado da Agricultura, Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, Rui Paulo Figueiredo, presidente da SIMAB, César Machado, da direção de Marketing Estratégico do Crédito Agrícola, Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata e Tânia Fonseca, vogal Conselho Fiscal da Porbatata. O evento será transmitido em simultâneo do canal de YouTube da Porbatata, do Facebook da associação e também do Facebook da revista Frutas Legumes e Flores.

Pilar da gastronomia portuguesa

A campanha da Porbatata tem o apoio institucional do Ministério da Agricultura e conta com a parceria do Crédito Agrícola. No vídeo, hoje divulgado, é sublinhado que a batata é uma excelente fonte de energia, utilizada da cabeça aos pés (zero desperdício) e fonte de vitaminas, potássio e cálcio. É um pilar da gastronomia portuguesa, presente nos momentos de maior partilha. “Sou batata portuguesa – No lugar certo, na sua mesa” é o repto deixado.

Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. É produzida em todo o país, com destaque para as zonas Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. No total, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge as 400 mil toneladas anuais.

Foto cedida pela Porbatata