“Porque os resíduos têm (mesmo) valor!”

Por: Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda

A Câmara Municipal de Águeda disponibiliza aos cidadãos uma máquina de recolha seletiva de resíduos, que identifica e separa embalagens de vidro, metal (nomeadamente latas) e plástico (PET), que está instalada junto ao antigo IVV (Instituto da Vinha e do Vinho). Desenvolvida no âmbito do projeto do Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab, é uma iniciativa inovadora que mobiliza e sensibiliza a comunidade para a valorização de resíduos, evitando a sua indevida deposição como resíduo indiferenciado.

O projeto, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, cruza os seus objetivos com os princípios da sustentabilidade e economia circular, a promoção do concelho e da economia local, mas também com a solidariedade e a dinamização de parcerias locais.

Uma ação que pretende mobilizar os estabelecimentos comerciais para serem também “mais amigos do ambiente”, colaborando na adoção das medidas a implementar. Com esta máquina pretende-se contribuir para a redução dos resíduos gerados pelos cidadãos e pelo comércio, bem como para o aumento da separação e valorização dos resíduos produzidos.

Ao depositar-se um resíduo na máquina, cuja utilização é gratuita, esta emite um talão com o número de pontos correspondente, sendo que os pontos acumulados poderão ser trocados por diverso material, como por exemplo sacos reutilizáveis, kits domésticos de reciclagem, redutores de caudal, compostores, etc. ou ainda por entradas nas Piscinas Municipais de Águeda ou no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, ou por vales a descontar em compras no comércio local aderente.

No caso dos vales de desconto a trocar no comércio local, os cidadãos que tiverem até 200 pontos podem trocar por cinco vales de desconto de um euro, que poderá ser descontado em compras iguais ou superiores a dez euros nos estabelecimentos comerciais aderentes do concelho de Águeda, que estão identificados através de um selo, com a indicação “amigo do ambiente”.

Os pontos podem ser trocados na sede do Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab (na Rua Luís de Camões,nº 44) ou no Posto de Turismo de Águeda.

Além da componente ambiental, este projeto valoriza ainda as demais componentes da sustentabilidade: social e económica. Através da parceria estabelecida com a ERSUC e com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda (AHBVA), pelos resíduos valorizados e encaminhados uma quantia monetária reverte para os bombeiros.

Em cerca ano e meio de utilização (desde dezembro de 2020 e até julho deste ano), já foram valorizadas nesta máquina mais de 124 mil embalagens, tendo sido comunicados à ERSUC 18660 quilos de vidro e 5740 quilos de plástico/metal, revertendo para a AHBVA 1960, euros.

Para qualquer esclarecimento adicional, os interessados devem contactar a Câmara Municipal de Águeda, através do e-mail: dv-as@cm-agueda.pt / geral@cm-agueda.pt.

Este é um projeto inovador, que alia a promoção da economia circular a boas práticas de sustentabilidade, amigas do ambiente que dinamizam o concelho e a economia local, para além de valorizar as vertentes social e pedagógica e proporcionar o estabelecimento de parcerias locais.

*Este artigo foi incluído na edição 97 da Ambiente Magazine