Portal “Poupa Energia” regista mais de 155 mil simulações em quatro meses

Portal “Poupa Energia” regista mais de 155 mil simulações em quatro meses

Categoria Ambiente, Energia

O portal “Poupa Energia”, lançado em novembro de 2017 pela ADENE – Agência para a Energia, contou com mais de 136 mil visitas em quatro meses, num total de mais de 357 mil visualizações. Durante este período os portugueses realizaram cerca de 155 mil simulações na plataforma, com o objetivo de verificar qual a melhor oferta para o seu padrão de consumo. A destacar ainda que estas simulações resultaram em mais de mil adesões a novos tarifários recomendados pelo Poupa Energia. Em quatro meses, foram registadas também mais de 1500 simulações de Pequenas e Médias Empresas (PME).

O portal, acessível através do endereço poupaenergia.pt, possibilita ao consumidor, através de uma ou mais simulações, verificar o seu perfil de consumo, determinar de uma forma simples, rápida, esclarecida e transparente qual o melhor tarifário para o seu caso concreto e de seguida iniciar o processo de mudança de comercializador sem quaisquer custos.

Gerido pela ADENE, o Poupa Energia está acessível aos consumidores de gás e eletricidade desde o dia 14 de novembro, facultando toda a informação sobre as ofertas dos comercializadores de eletricidade e de gás natural disponíveis no mercado liberalizado, o que permite agora a cada consumidor de energia proceder de uma forma esclarecida à mudança de tarifário.

Atualmente, a plataforma permite comparar ofertas de um total de 23 comercializadores com 231 tarifários de electricidade, gás natural ou serviço combinado.

Visando servir um universo de 6.1 milhões de consumidores de eletricidade e 1.5 milhões de consumidores de gás natural, o portal encontra-se em conformidade com as mais recentes determinações da CNPD – Comissão Nacional de Proteção de Dados, disponibiliza informação relevante sobre eficiência energética e Tarifa Social possibilitando a pesquisa de perguntas frequentes e o esclarecimento de dúvidas.

Esta plataforma está também disponível na rede de espaços cidadão gerida pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, possibilitando aos consumidores que não têm um acesso facilitado à internet realizar uma simulação e apurar qual a melhor oferta para o seu padrão de consumo.

A ADENE, sob a tutela do Ministério da Economia, Secretaria de Estado da Energia, na área da Eficiência Energética e do Ministério do Ambiente na área da Eficiência Hídrica, foi a entidade nacional incumbida do exercício da atividade de Operador Logístico de Mudança de Comercializador (OLMC), no âmbito do Sistema Elétrico Nacional (SEN) e do Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN), através do decreto-lei nº 38/2017 de 31 de março.