Portel tem duas novas Estações de Tratamento de Águas Residuais

Portel tem duas novas Estações de Tratamento de Águas Residuais

Categoria Águas, Ambiente

No dia 3 de julho, às 10 horas, terá lugar na Câmara Municipal de Portel a cerimónia que assinala a inauguração das duas novas Estações de Tratamento de Águas Residuais de Amieira e de Alqueva. O evento irá contar com as presenças do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do presidente da Câmara Municipal de Portel, José Manuel Clemente Grilo, e do presidente da Águas do Vale do Tejo, José Manuel Sardinha. Depois da cerimónia será realizada uma visita às duas ETAR’s.

As duas novas infraestruturas, no concelho de Portel, vão ser inauguradas na sequência da conclusão da “Empreitada do Sistema de Saneamento do Concelho de Portel – Reabilitação/Construção das ETAR de Portel, Amieira e Alqueva e respetivas Estações Elevatórias e Sistemas Intercetores”. Este investimento ascendeu a cerca de um milhão de euros, tendo sido financiada em 70% pelo POVT/QREN, e que inclui ainda a reabilitação da já existente ETAR de Portel.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Amieira, que servirá 513 habitantes, terá uma capacidade de tratamento de 89,3m3/ ia e representa um investimento de 385.162,42 de euros. A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alqueva, que servirá 444 habitantes, terá uma capacidade de tratamento de 54,5m3 / dia e representa um investimento de 342.105,88 de euros (ETAR).

Ambas as infraestruturas serão dotadas dos mais modernos equipamentos que asseguram um tratamento com níveis de qualidade compatíveis com a atual legislação em vigor. Também a ETAR de Portel foi alvo de uma reabilitação que representou um investimento de 227.815,76 de euros. Para além de contribuírem para a qualidade de vida da população que servem, bem como, para a proteção do meio ambiente, as ETAR foram projetadas para atingir níveis de qualidade compatíveis com a atual legislação em vigor.