Porto recebe quarta conferência EIP Water em 2017

Porto recebe quarta conferência EIP Water em 2017

Categoria Advisor, Agenda

A cidade do Porto recebe em setembro de 2017 a quarta conferência da Parceria Europeia de Inovação para Água (EIP Water), anunciou a associação em comunicado.

O evento anual recebe normalmente entre 500 a 600 participantes, reunindo várias entidades como decisores políticos, governos nacionais e locais, investigadores, empresas de tecnologia, financeiros, urbanistas e instituições da União Europeia para quebrar as barreiras à inovação no setor.

Os 29 Grupos de Ação dentro da EIP Water vão mostrar o seu trabalho na resolução dos grandes desafios com a inovação em áreas específicas relacionadas com a água. Além disso, os melhores inovadores da Europa irão competir para o Prémio de Inovação da EIP Water (EIP Water Innovation Award).

Depois de Bruxelas, Barcelona e Leeuwarden (Holanda), o Porto superou com sucesso várias outras candidaturas: “A proposta feita pelo Porto revelou-se por ser superior devido à clareza da abordagem e ao evidente forte apoio das organizações portuguesas que a apoiam, liderado pelo Município do Porto e pelas Águas do Porto”, evidenciou o dirigente do secretariado para a EIP Water, Guido Schmidt.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, comentou a decisão: é uma grande honra para a Cidade do Porto ter a oportunidade de receber a 4ª Conferência da EIP Water. Esta decisão destaca de que a água está completamente integrada na nossa Estratégia de Sustentabilidade e desempenha um papel de liderança inovador no planeamento e design do nosso ambiente urbano.” Adiantou ainda que, “o Porto está a trabalhar arduamente para tornar-se num laboratório vivo para que as tecnologias urbanas inteligentes possam lidar com todos os principais sistemas que uma cidade necessita – água, transporte, segurança, edifícios ecológicos, e energia limpa.”

A conferência realiza-se na semana de 25 de setembro de 2017 com a abertura de inscrições na primavera de 2017.