A Águas do Vale do Tejo viu recentemente aprovada a sua candidatura para a “Empreitada de Abastecimento de Água à Guarda e Celorico da Beira” no âmbito do Programa Portugal 2030. O projeto representa um investimento global de 4,3 milhões de euros, dos quais 2,3 milhões serão comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Esta empreitada contempla a instalação de 20 quilómetros de condutas adutoras e a remodelação dos reservatórios de Aldeia Rica e Velosa, visando uma redução significativa de 94% nas perdas de água nos troços intervencionados.
A intervenção beneficiará uma população de mais de 16 mil habitantes e a qualidade do serviço será significativamente melhorada através da reabilitação das infraestruturas, que permitirá reduzir as roturas, e da interligação sem restrições de caudal e pressão entre os subsistemas de abastecimento de Caldeirão e Salgueirais.
Os principais benefícios incluem a otimização do abastecimento de água, o aumento da resiliência dos subsistemas e a redução do consumo energético, reforçando assim o papel da Águas do Vale do Tejo na promoção de soluções inovadoras e sustentáveis para a região.