Portugal deve ultrapassar as 5000 viaturas elétricas este ano

Portugal deve ultrapassar as 5000 viaturas elétricas este ano

Categoria Ambiente, Energia

O número de viaturas eléctricas em Portugal deverá ultrapassar as 5000 no final de 2017, perspectivou Alexandre Videira, presidente da Mobi.e, empresa gestora da rede de abastecimento durante o projecto-piloto, noticia esta quarta-feira o Público.

“Acho que vamos fechar o ano muito provavelmente acima dos 5000. Ainda estamos a falar de valores relativamente pequenos, mas são crescimentos bastante razoáveis e sustentados”, afirmou o responsável, em declarações à Lusa.

Com base nas informações da Autoridade Tributária, o total de veículos elétricos era de 4134 unidades em 2016. Nestas contas estão incluídos ciclomotores, ligeiros, pesados, motociclos, triciclos e quadriciclos.

Alexandre Vieira tem “esperança qu o número seja um bocadinho superior [às 5000 unidades]”, tendo em conta as novidades que estão a chegar ao mercado e que “tornará mais atrativo” o uso da mobilidade elétrica. Este ano, a rede de mobilidade elétrica deixará de ser projeto-piloto, iniciado em 2009, para entrar na fase de mercado.

Para as próximas semanas, o líder da Mobi.e prevê que estejam instalados 14 postos de carregamento rápido (PCR) em várias cidade do país e nas auto-estradas A1, A6, A8, A22 e A23.  Os planos passam ainda pela instalação de postos de carregamento em todos os municípios do país, devendo ficar completa a atualização tecnológica da rede atual, um processo que aguarda a “posição de Bruxelas”. Bem como pela subida de potência em 100 pontos de carregamento para 22kw. No final do ano deverão existir 1700 pontos de abastecimento normais e 50 rápidos.

*Foto de Reuters