Portugal e Arábia Saudita vão assinar Memorando de Entendimento na área da energia

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, teve uma reunião virtual, esta quinta-feira, 3 de novembro, com o Ministro da Energia do Reino da Arábia Saudita, o Príncipe Abdulaziz bin Salman.

De acordo com uma nota divulgada à imprensa, os Ministros enfatizaram a importância de “apoiar a estabilidade dos mercados globais de energia, incentivar o diálogo e a colaboração entre países produtores e consumidores”, destacando a necessidade de “garantir a segurança do abastecimento de energia”.

Ambos os lados “confirmaram a vontade de reforçar o diálogo e cooperação entre os dois países através da assinatura, num futuro próximo, de um Memorando de Entendimento na área da energia”, lê-se no mesmo comunicado.

No encontro foi referido que o Reino da Arábia Saudita é um dos fornecedores de petróleo bruto de Portugal e um parceiro fiável. Os Ministros salientaram a importância de cooperar em muitos domínios relacionados com a energia: “hidrogénio verde, energias renováveis (e integração na rede de eletricidade de fontes renováveis), comércio de energia e interconexões internacionais, assim como fiabilidade e segurança dos sistemas energéticos”.

Para os Ministros, a transição energética é fundamental para enfrentar os desafios energético e climático. Este é um tema que será aprofundado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), em Sharm El-Sheikh, no Egito.