Portugal é o quinto país da AIE com maior percentagem de renováveis

Portugal é o quinto país da AIE com maior percentagem de renováveis

Categoria Advisor, Investigação

Portugal é o quinto país da Agência Internacional da Energia (AIE) com maior percentagem de renováveis na sua produção de eletricidade, com mais de 60% do total, indicam dados da entidade. Estes dados constam do relatório energético da AIE sobre a Espanha, apresentado hoje em Madrid pela diretora-executiva da entidade, Maria Van Der Hoeven.
No gráfico sobre a percentagem de renováveis na produção total de eletricidade, Portugal surge em quinto lugar entre os 29 países que integram a AIE (atrás da Noruega, Áustria, Nova Zelândia e Canadá). Cerca de 30% da eletricidade portuguesa é gerada através de hídricas e cerca de 25% através de energia eólica, categoria em que apenas fica atrás da Dinamarca (com mais de 40%). No mesmo gráfico, Espanha fica em 10.º lugar na percentagem de renováveis (com 14% de hídrica e 19% de energia eólica). A tabela é liderada pela Noruega, com quase 100% da sua energia produzida a partir de fontes renováveis (mais de 90% hídrica).
Os dados são relativos a 2014 e constarão de um relatório específico sobre Portugal que a Agência Internacional de Energia conta divulgar até ao final do ano. O último relatório da AIE sobre Portugal foi divulgado em 2009, tal como no caso de Espanha.