Portugal está presente na Neonyt, evento de moda ética e sustentável em Berlim

Portugal está presente na Neonyt, evento de moda ética e sustentável em Berlim

Nove empresas portuguesas de moda sustentável confirmaram a sua presença na Neonyt, feira internacional que alia a moda à inovação e à sustentabilidade.

A Neonyt Berlin decorre de 15 a 17 de janeiro, no emblemático edifício Kraftwerk, o já famoso palco deste certame de moda. Como parte integrante do Berlin Fashion Week, a Neonyt Berlin representa o único evento europeu dedicado exclusivamente à moda ética e sustentável.

Os critérios de seleção para a participação de uma empresa nesta feira internacional são elevados. A sustentabilidade é um requisito fundamental e, de acordo acordo com a política de sustentabilidade que a Messe Frankfurt desenvolveu em conjunto com a Get Changed! pelo menos 70% dos artigos têm de obedecer a esses critérios.

Marcas de vestuário, de calçado, acessórios sustentáveis e artigos de beleza amigos do ambiente integram este certame cujo tema dominante é a moda. A feira divide-se, tal como na edição anterior, em seis segmentos: Greenshowroom, Moderncasual, Urbanvibe, Knowledge Lounge, Craft e Beauty.

A Neonyt Berlin conta também com outros pontos de interesse de suma importância. As conferências #Fashiontech e Fashionsustain, a decorrer nos dias 15 e 16 respectivamente. A primeira é organizada pelo Premium Group e incide sobre soluções digitais para o marketing e o retalho. A segunda, organizada pela Messe Frankfurt, debruça-se sobre temas relacionados com a circularidade e as inovações sustentáveis.

O Citeve terá a seu cargo uma das sessões da Fashionsustain. Com o título “A circular way. The Portuguese Approach”, Ana Silva, da Tintex, Braz Costa e Maria José Carvalho, do Citeve, apresentam e discutem o tema da circularidade em Portugal.

A completar a presença portuguesa, a Associação Seletiva Moda e o Citeve levam a Berlim a mostra especial “Green Circle”, uma apresentação de moda sustentável com curadoria de Paulo Gomes e que foi pela primeira vez apresentada ao público na última edição do Modtíssimo.

Durante a exposição destacam-se também dois eventos relevantes, o Prepeek, um evento direccionado para a comunidade online, e o Neonyt Fashion Show, o desfile de moda sustentável e inovadora.

Marcas Portuguesas

Na edição de janeiro de 2019 da Neonyt Berlin estão confirmadas nove marcas portuguesas para além da mostra Green Circle, uma iniciativa do Citeve em parceria com a Associação Selectiva Moda: A título individual participam a Artelusa, a Cleonice, a Marita Moreno, a Ultrashoes e a Procalçado. Através do Cenit, participação que é apoiada pelo Portugal 2020, participam quatro marcas, nomeadamente a NAE Vegan, a Näz, a Rutz e a Steelground.

A Artelusa é uma marca portuguesa de calçado e acessórios de moda que combina a qualidade e criatividade com responsabilidade ecológica e a sustentabilidade ambiental. O uso de matérias-primas naturais, como a cortiça, é um bom exemplo da consciência ecofriendly que move esta empresa.

A Cleonice é uma marca de vestuário feminino sustentável que alia a alta qualidade das suas peças ao sempre inovador e exigente mundo da moda.

A Marita Moreno celebra a perspetiva ética na conceção das peças e apoia o que é nosso, desde a matéria-prima, fabricação e utilização de componentes artesanais nacionais na produção dos produtos. As peças são produzidas em pequenas quantidades e são todas numeradas, sendo assim peças únicas e exclusivas.

A NAE Vegan (No Animal Exploitation) é uma marca portuguesa de calçado vegan que propõe uma alternativa justa e animal-friendly contra a exploração humana e respeitadora do meio ambiente.

A Näz é uma marca de vestuário feminino que apresenta escolhas sustentáveis e fair-trade procurando também uma estética contemporânea e minimalista.

A Rutz é uma marca portuguesa de calçado, criada em 2012. Duas paixões movem esta empresa: os sapatos e uma consciência ética e sustentável amiga do ambiente. Como tal, a cortiça é o principal componente dos seus artigos e o elemento que a move para um futuro mais ecológico.

A Steelground é uma marca de calçado que abrange vários estilos e gostos. Fundada em 2011 com o intuito de ser diferente e exigente, a marca alia os estilos alternativos à sustentabilidade dos seus produtos.

A Ultrashoes é uma marca que nasceu de uma empresa de calçado que tem 60 anos de experiência num negócio com longa tradição familiar. Aposta no calçado ecológico, elegante, justo, confortável, resistente e com preços razoáveis.

A Procalçado é uma das marcas líderes da indústria portuguesa de calçado, com 40 anos de existência. A utilização de materiais e componentes inovadores e uma constante preocupação com a sustentabilidade, a inovação e com o meio ambiente fazem desta marca uma referência no setor.