Portugal recebe fábrica de carregadores para veículos elétricos em Póvoa de Lanhoso

O Grupo Petrotec vai construir uma nova unidade de produção, em Póvoa de Lanhoso, dedicada ao fabrico de carregadores elétricos, rápidos e ultrarrápidos, num investimento de quatro milhões de euros.

A instalação vai fabricar equipamentos para a startup do Grupo, a Hellonext, mas também vai fornecer outros parceiros comerciais. O início da produção está previsto para o segundo semestre de 2024, com a expectativa de que 90% da produção seja destinada à exportação.

Esta nova fábrica, que representa a quinta unidade industrial do Grupo Petrotec, vai impulsionar a criação de, aproximadamente, meia centena de novos empregos, no curto prazo.

“As obras estão em curso e a decorrerem de acordo com o plano delineado”, reconhece Nuno Cabral, CEO do Grupo Petrotec. “Numa primeira fase, a unidade vai estar preparada para fabricar, anualmente, três mil carregadores rápidos e ultrarrápidos, na sua maioria, destinados a mercados como o Reino Unido, Espanha, Polónia, República Checa, Eslováquia, Estónia, Islândia, Lituânia e Roménia”.

“É nossa aspiração, no horizonte de 2030, ocupar uma posição central no panorama europeu de carregadores elétricos ultrarrápidos para veículos. Uma nova unidade industrial, é um passo decisivo nesse sentido, na medida em que nos facilita uma capacidade de resposta mais célere ao mercado”, sublinha Hugo Rigor, Diretor Geral da Hellonext.