1

Portugal Smart Cities Summit 2021 contou com mais de 12 mil participantes

As Nações Unidas prevêem que 68% da população mundial estará a viver em cidades até 2050. As cidades inteligentes e as tecnologias urbanas são investimentos essenciais para um futuro urbano sustentável e equitativo. Este foi o mote para o Portugal Smart Cities Summit 2021, que se realizou na FIL durante 3 dias e que contou com a presença de mais de 12 mil participantes, pode ler-se numa nota divulgada à imprensa.

A adesão ao evento, que se realizou em formato híbrido e, simultaneamente, com a Segurex, superou as expectativas da organização, tendo contado com a presença física em ambos os eventos de cerca de 9 mil visitantes a que se juntaram mais de 3800 participantes em formato digital, totalizando cerca de 12.800 participantes que tiveram a oportunidade de ouvir peritos em matérias fundamentais ao desenvolvimento das cidades inteligentes e ver as soluções apresentadas pelos expositores.  Ao contar com a presença de vários oradores e expositores de outras geografias, o evento adquire um novo posicionamento no panorama internacional.

Os Municípios marcaram forte presença no Evento, concretizando-se na participação de mais de 60 autarcas na Conferência das Autarquias e no almoço de Autarcas que se seguiu. De referir ainda, a presença na exposição de Câmaras Municipais de Lisboa, Seixal, Torres Vedras, Aveiro, Coimbra, Fundão e Vila Nova de Famalicão, que participaram com o duplo objetivo de “dar a conhecer as soluções smart implementadas nos seus territórios” e de “captar a atenção de investidores tecnológicos para se fixarem nas suas regiões”, refere a mesma nota.

O balanço feito pelos expositores em geral e autarcas em particular, foi positivo, o que permite perspetivar um crescimento assinalável do evento em maio de 2022.

O Portugal Smart Cities Summit, conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República e o apoio institucional do Ministério da Economia e da Transição Digital, do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

O debate sobre as cidades inteligentes continuará no Portugal Smart Cities Summit em maio de 2022