O Portugal Smart Cities Summit distingue-se pela sua abordagem estratégica ao conceito de cidades e territórios inteligentes, assumindo-se como um Hub de inovação, reunindo empresas, administrações públicas, autarquias, universidades, centros de investigação e especialistas num espaço comum para partilha de conhecimento, experiências e soluções.

Este ano, a feira realiza-se de 3 a 5 de junho na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações: “a Fundação AIP decidiu ajustar a data do evento após consultar expositores e visitantes, com o objetivo de maximizar o seu impacto e alinhar-se melhor com as dinâmicas do setor. A nova data permite maior disponibilidade para participação de empresas e entidades, garantindo um evento ainda mais representativo e enriquecedor para todos os envolvidos”, explica a Dra. Ana Quartin, gestora do PSCS.
A edição de 2025 apresenta várias inovações, incluindo uma “organização mais funcional e apelativa do espaço expositivo”, promovendo uma maior interação entre empresas, academia e decisores. Contará ainda com conferências e debates sobre temas atuais e relevantes, ações de formação certificada, a primeira hackathon Smart Cities, showcases de soluções inovadoras e visitas de estudo.
A adesão dos expositores tem sido “extremamente positiva, refletindo o crescente interesse das empresas na construção de cidades e territórios mais inteligentes e sustentáveis”. “O novo formato e organização do evento têm sido amplamente reconhecidos como uma plataforma estratégica para dar visibilidade às soluções inovadoras, fomentar networking qualificado e participar ativamente na discussão dos grandes temas que marcam a agenda urbana e territorial”, acrescenta a gestora.
“Além disso, temos assistido a um entusiasmo crescente na participação em ações complementares, que acrescentam ainda mais valor à presença das empresas no evento. Muitas optam por reforçar a sua participação através de intervenções nos auditórios e cafés temáticos”.
Destaca-se ainda o interesse das empresas em promover e integrar ações de formação no âmbito do evento, contribuindo para a capacitação técnica dos profissionais do setor e incentivando a troca de conhecimento aplicada à realidade concreta dos territórios.
No Grande Auditório, serão debatidos temas estruturantes organizados em três grandes eixos: Cidades e Territórios Sustentáveis, Cidades e Territórios Inclusivos e Cidades e Territórios Conectados.
No Auditório Central, decorrerão conferências e debates focados em áreas de negócio específicas dentro do ecossistema das smart cities, abordando mercados segmentados como economia circular, energia, smart buildings, segurança eletrónica, mobilidade e inovação.
Nos Cafés Temáticos serão abordados temas emergentes e o programa de matchmaking B2B com Municípios, onde serão apresentados projetos implementados e soluções desenvolvidas por empresas.
Será ainda aposta o reforço da presença internacional na feira, com a introdução de um País Convidado e uma Cidade Convidada. Estas participações terão um papel de destaque na programação do evento.
Para a 11.ª edição, o PSCS tem o objetivo de ultrapassar os 4.000 visitantes profissionais, superando os níveis de 2024.