Portugal tem 94450 carros com ‘kit’ fraudulento

Portugal tem 94450 carros com ‘kit’ fraudulento

Categoria Ambiente, Resíduos

Dos 11 milhões de carros do grupo Volkswagen (VW) dispersos pelo mundo que têm um software que manipula as emissões poluentes nos motores Euro 5, 94.450 viaturas estão em Portugal.

“A Volkswagen AG confirmou que se encontram abrangidos em Portugal 94.400 veículos das marcas distribuídas pela Siva: 53.761 da Volkswagen e Volkswagen Veículos Comerciais, 31.839 Audi e 8800 Skoda”, refere o comunicado.

A Siva, importador das marcas VW, Skoda, Seat e Audi explica que as soluções técnicas estão a ser desenvolvidas e serão apresentadas em outubro. “O plano de ações prevê que a VW e as restantes marcas do grupo afetadas apresentarão em outubro às autoridades competentes a solução técnica assim como as medidas a aplicar”, adianta o mesmo comunicado.

A mesma solução será também aplicada em todos os veículos que ainda não estão matriculados, para que depois sejam entregues aos clientes de acordo com as normas ambientais em vigor.

Entretanto, a Seat Portugal, marca espanhola detida pelo grupo VW, decidiu suspender a venda de 50 automóveis em ‘stock’ que poderão ter o mesmo software.

A Siva recorda, também, que “os problemas reconhecidos não afetam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a circulação automóvel”.