Portugal vai ter três carregadores Tesla

Portugal vai ter três carregadores Tesla

Categoria Advisor, Empresas

Portugal vai ter no próximo ano, três supercarregadores Tesla para carros elétricos. Durante este fim de semana, o gigante norte-americano atualizou no seu site, a rede a nível mundial, mostrando os planos de expansão para 2017, noticia hoje o Jornal de Notícias.

Pelo mapa publicado, a empresa parece ter planeado com o Governo português a colocação de um dispositivo no percurso entre Lisboa e Porto, outro no Alentejo e ainda um terceiro no Algarve.

Há cerca de duas semanas, sabia-se apenas que a Tesla tinha registado a sua sede social em Portugal na Avenida de Liberdade, em Lisboa. Era mais um passo para a chegada oficial a marca, numa altura em que a instalação de supercarregadores era ainda uma mera hipóteses, objeto aliás de negociações com o Governo português, sucedendo o mesmo com a eventual vinda para o país de centros de inovação da marca.

O “supercharger”, como é chamada a esta estação de recarga rápida, é capaz de fornecer até 50% da capacidade de bateria de um Model S (modelo de um veículo da Tesla) em 20 minutos, sendo 16 vezes mais rápido do que a maioria das estações de recarga.

A notícia é positiva para Portugal, mas a grande esperança reside na eventual vinda para o país de futura fábrica da Tesla na Europa. O recente grupo de trabalho criado pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, para “identificar e caraterizar” as ocorrências de depósito de lítio, mineral essencial às baterias, indica que o Governo pretende atrair este investimento.