Portugueses reciclam 750 toneladas de embalagens e garantem mais de 112 mil refeições à Refood

A mais recente edição da iniciativa “Reciclar Alimenta” da Tetra Pak terminou com um novo recorde: 750,1 mil toneladas de embalagens de cartão para bebidas recicladas no ecoponto amarelo, que se traduz na doação de mais de 112 mil refeições à Refood. Esta ação solidária entre as duas organizações significa ainda que 56.258 quilos de desperdício alimentar vão ser evitados.

Em outubro, a Tetra Pak lançou o desafio aos portugueses para reforçarem os seus hábitos de reciclagem, juntando a isso uma boa causa. Por cada 100 toneladas de embalagens de cartão para bebidas colocadas no ecoponto amarelo, seriam doadas 15 mil refeições à Refood. De acordo com os dados apurados junto do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens, foram recicladas 750,1 mil toneladas de embalagens de cartão para bebidas, o que corresponde a um aumento de 7,2 por cento face a outubro de 2022.

Ingrid Falcão, Responsável de Sustentabilidade da Tetra Pak Iberia, afirma que o empenho da população portuguesa em ações solidárias é reconhecido, por isso estávamos muito otimistas quanto aos resultados e de facto, foram ultrapassados os valores alcançados no ano passado. O nosso objetivo foi incentivar o aumento das taxas de reciclagem de embalagens de cartão para alimentos e bebidas (ECAL), em Portugal, e reduzir o desperdício alimentar, garantindo a doação de refeições nutritivas a uma organização que atua localmente e é promotora da economia circular, valores essenciais para a Tetra Pak no seu caminho da sustentabilidade”.

Já Hunter Halder, Presidente e Fundador do movimento Refood ,denota quea nossa missão está em linha com o compromisso social e ambiental da Tetra Pak. Na Refood, trabalhamos para reduzir o desperdício alimentar, alimentando pessoas carenciadas através do envolvimento de toda a comunidade e contribuindo para a sustentabilidade das sociedades. Deste modo, a participação na campanha ‘Reciclar Alimenta’ reforçou a nossa atuação junto de muitas famílias portuguesas em situações desfavorecidas, numa altura particularmente difícil devido ao atual contexto económico. Por tudo isto, as mais de 112 mil refeições doadas vão ser uma ajuda essencial para responder aos crescentes pedidos que temos recebido”.