Potencial geoestratégico da Terceira em debate nos Açores

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo promove esta sexta-feira, dia 26 de janeiro, a Conferência do Mar, que terá lugar na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira. Integrada no ciclo de conferências “Competitividade e Cooperação”, este evento terá como principal objetivo discutir estratégias que potenciem a importância geoestratégica da ilha, arquipélago dos Açores, no panorama nacional e internacional, para dois clusters com grande potencial: turismo e logística.

O primeiro painel abordará o potencial geoestratégico da região, em concreto da ilha Terceira, nas designadas autoestradas marítimas. Com recurso à partilha de case studies locais recentes, a temática da logística marítima focar-se-á ainda no que deverá ser feito para que este potencial possa ser aproveitado, além da partilha de estratégias logísticas aplicadas no território nacional. Ricardo Félix, presidente da Logistema, João Manuel Vargas, diretor geral dos Portos da Terceira e Graciosa, Vítor Caldeirinha, professor de gestão portuária, Shipping&Port serão os primeiros oradores, após a abertura de Sandro Paim, presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.

Já o segundo painel irá focar-se no Porto da Praia da Vitória, procurando perceber como poderá ser desenvolvida esta tipologia de turismo e que estratégias deverão ser implementadas para captação de cruzeiros. Este painel contará com o contributo de Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Pedro Silva, administrador da Portos dos Açore,s e Ricardo Ferreira, diretor geral da Lisbon Cruise Terminals.

Por fim, no terceiro painel a abordagem será dividida em duas partes: a primeira com uma
temática de ordenamento do território e a segunda com a componente da formação e qualificação de
recursos humanos. João Figueira de Sousa, da Faculdade Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova Lisboa e Fernando Cruz Gonçalves da Escola Náutica Infante D. Henrique serão os oradores convidados.