Póvoa de Varzim alarga recolha de restos alimentares a mais habitações

Já a partir do início do novo ano, a recolha de resíduos alimentares passará também a abranger a zona sul da Póvoa de Varzim. Segundo uma nota divulgada pelo município, esta medida será implementada na terceira zona de recolha porta-a-porta no primeiro trimestre de 2022. Paralelamente, e até meio do ano, vão ser instalados mais equipamentos de acesso condicionado para deposição desta fração de resíduos na cidade.

Esta recolha já existe no município da Póvoa de Varzim desde 2006, sob o mote “Estamos podres de saber que restos alimentares não são lixo”. Graças à mesma, já foram encaminhadas mais de 100 toneladas de resíduos alimentares para compostagem, evitando-se a emissão de 13.8 toneladas de CO2.

Atualmente, o serviço de recolha de restos alimentares já está implementado em duas zonas com recolha porta-a-porta, assim como em regime de proximidade, com controlo de acessos, na zona de Montgeron e em Aver-o-Mar. Nestas duas últimas áreas, procedeu-se recentemente a um alargamento na zona litoral, abrangendo mais de 11 mil fogos habitacionais.

Durante o corrente ano, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim realizou vários projetos ambientais – tais como entrega de sacos para recolha de resíduos verdes e a instalação de mais de 600 contentores de proximidade para a deposição de resíduos verdes em todas as freguesias do município – por forma a cumprir o Regulamento Geral de Gestão de Resíduos e a alcançar as ambiciosas metas impostas a nível nacional e europeu.