Power Dot inaugura primeira bomba de carregamento para veículos elétricos

Power Dot inaugura primeira bomba de carregamento para veículos elétricos

Categoria Ambiente, Energia

A Power Dot já inaugurou a primeira bomba exclusiva para o carregamento de veículos elétricos em Portugal, informa a empresa 100% portuguesa em comunicado. Segundo a Power Dot, esta bomba resulta da “conversão de um espaço onde no passado funcionou um posto de combustível”, na rua Rocha Leão, em Vila Nova de Gaia, e que representa um “investimento de 250 mil euros”.

Com uma área de 400 m2, a infraestrutura inclui “dois postos de carregamento rápido de 50kW ligados à rede Mobi.E”, com capacidade para carregar quatro veículos em simultâneo, “uma loja destinada à venda e ao aluguer de bicicletas e scooters elétricas”, e ainda um “espaço lounge para descanso”, refere o mesmo comunicado.

A tarifa de utilização será de 0,09 euros por minuto e, a somar a este valor, os utilizadores terão de pagar a eletricidade consumida ao fornecedor de energia. Com os carregamentos efetuados no posto de Gaia, a Power Dot prevê uma poupança de 20 toneladas de CO2 por ano.

De acordo com José Sacadura, CEO da Power Dot, “O futuro da mobilidade passa por reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. A Power Dot tem-se posicionado como dinamizadora da mobilidade elétrica em Portugal e marca uma vez mais a diferença ao inaugurar o primeiro posto exclusivamente de carregamento de veículos elétricos. É uma solução única e inovadora no País, que tem lugar numa cidade cada vez mais comprometida com a sustentabilidade, como é Vila Nova de Gaia”.

Com a inauguração desta “bomba de carregamento elétrico”, a empresa pretende continuar o seu processo de expansão e chegar a mais de 100 municípios, bem como atingir os 350 postos de carregamento em operação até final de 2020.

“O nosso objetivo passa por continuar a alargar a rede pública e privada de pontos de carregamento para veículos elétricos, em particular nos parques de estacionamento que tenham outros serviços associados como supermercados, centros comerciais, retail parks, hospitais ou restaurantes”, adianta o CEO.

Ainda este mês, a Power Dot foi uma das empresas vencedoras do concurso de concessão para a exploração da rede de postos de carregamento da Mobi.E, ao garantir – por dez anos – três dos 11 lotes que correspondem a 175 postos de carregamento de veículos elétricos no Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Norte.

Desde o início da atividade da empresa, em 2018, a eletricidade consumida nos carregadores Power Dot permitiu aos condutores realizarem mais de um milhão de quilómetros, o equivalente a cinco viagens entre a Terra e a Lua, e poupar mais de 300 toneladas de dióxido de carbono.