PPA apresenta publicamente estudos “EuropeAid + Novos Mercados CPLP”

PPA apresenta publicamente estudos “EuropeAid + Novos Mercados CPLP”

Categoria Advisor, Agenda

No âmbito do Projeto P3LP – Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa a Parceria Portuguesa para a Água (PPA) irá organizar, no dia 12 de Setembro, o Seminário P3LP “Apresentação pública dos estudos EuropeAid + Novos Mercados CPLP”, com início às 9h30 no Auditório da AEP – Associação Empresarial de Portugal, em Matosinhos.

O estudo “Oportunidades EuropeAid no Universo CPLP” compreende o levantamento e análise detalhada de informação sobre as características e oportunidades proporcionadas pelos instrumentos de financiamento da União Europeia para a cooperação e apoio ao desenvolvimento, procurando igualmente documentar boas práticas no acesso a estas oportunidades por parte das empresas portuguesas.

Os “Estudos de novos mercados-alvo no universo CPLP” centram-se no levantamento e análise de informação sobre as características e oportunidades de negócio em quatro países do universo CPLP – Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, cujo conhecimento dos respetivos setores da água por parte das empresas portuguesas é ainda relativamente incipiente.

Este projeto é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 545 mil euros, dos quais 426 mil euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O projeto P3LP visa a promoção de parcerias entre instituições, entidades gestoras e empresas, norteadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a contribuição para o reforço da presença das entidades que integram o setor português
da água nos países do universo CPLP.

O seminário será constituído por dois momentos:
1. Apresentação e discussão dos resultados do estudo “Oportunidades EuropeAid no Universo CPLP” pelas entidades TESE e CESO
2. Mesa Redonda “O setor da água nos novos mercados da CPLP: Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste”, moderada pelo Engº Fernando Ferreira, dirctor geral da Efacec e administrador da PPA. Seguindo-se os comentários e discussão pelos participantes:
– Dr. Álvaro Silveira, diretor executivo – Estratégia e Gestão, MundiConsulting
– Engº Jorge de Mello Vieira, administrador, TPF Planege Cenor
– Dr. Pedro Simões, destor de Projeto, RPG Consultores
– Engº Carlos Madeira, administrador, EDP Internacional
– Engº José Vieira da Costa, senior partner, PROCESL (Grupo Quadrante)

Pode conhecer o programa atualizado aqui.

Este seminário decorrerá na véspera do “13º SILUSBA: Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa”, precedendo ao debate que se prevê durante toda a semana. O 13.º SILUSBA realizar-se-á de 13 a 15 de setembro, na FEUP e é uma iniciativa organizada pela APRH – Associação Portuguesa de Recursos Hídricos.