Praias Fluviais Aldeias do Xisto entre as melhores do país

Praias Fluviais Aldeias do Xisto entre as melhores do país

São várias as Praias Fluviais Aldeias do Xisto que este ano foram distinguidas com a Bandeira Azul e também pela Quercus, num total de 21 praias. A qualidade da água, a segurança e a gestão ambiental foram alguns dos critérios avaliados, aos quais se juntou a paisagem natural. Agora que a época de veraneio se aproxima esta é uma excelente opção para quem não dispensa umas férias na praia, com toda a tranquilidade.

Bandeira Azul e Quercus reconhecem estas praias fluviais como algumas das melhores do nosso país. E esta distinção tem vindo a aumentar gradualmente de ano para ano. Assim, o ano passado o número total de Praias Fluviais Aldeias do Xisto com Bandeira Azul era de oito, sendo este ano de 11. Em relação à Quercus, a evolução foi ainda maior, passando de cinco para 10 praias distinguidas como Galardão de Ouro.

Atualmente são 11 as Praias Fluviais Aldeias do Xisto distinguidas com o galardão Bandeira Azul e 10 praias às quais foram atribuídas a Medalha de Ouro da Quercus.

Bandeira Azul:

· Albufeira de Santa Luzia (Pampilhosa da Serra)
· Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital)
· Bogeira (Lousã)
· Bostelim (Vila de Rei)
· Canaveias (Góis)
· Carvoeiro (Mação)
· Louçainha (Penela)
· Peneda/Pego Escuro (Góis)
· Pampilhosa da Serra (Pampilhosa da Serra) (na foto, em cima)
· Pessegueiro (Pampilhosa da Serra)
· Piódão (Arganil)

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios, nomeadamente: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços. A cada início da época balnear, a Associação Bandeira Azul realiza uma análise e uma monitorização durante o verão a fim de comprovar o cumprimento dos requisitos por parte das praias em causa.

Praia da Bogeira

Praia da Bogeira

A juntar a esta distinção, a Quercus identificou também 10 praias que distinguiu com a Medalha de Ouro, designadamente: Albufeira de Santa Luzia (Pampilhosa da Serra), Bogueira (Lousã), Carvoeiro (Mação), Fernandeires (Vila de Rei), Fóia (Proença-a-Nova), Peneda/Pego Escuro (Góis), Peneda da Cascalheira/Secarias (Arganil), Pessegueiro (Pampilhosa da Serra), Piódão (Arganil) e Zaboeira (Vila de Rei).

As avaliações da Quercus têm em conta as análises realizadas à água seguindo critérios de elevado rigor que incluem a avaliação das análises efetuadas às praias nos últimos cinco anos, exigindo a mesma que os resultados do último ano sejam todos excelentes por forma a garantir a qualidade e uma maior fiabilidade. De salientar, que este ano, passou igualmente a ser incluído neste galardão, a existência de eventuais atentados ambientais ou paisagísticos nas praias.

Na opinião de Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, “estas distinções revestem-se sempre de grande importância porque premeiam, acima de tudo, a qualidade das nossas praias. E quando falo de qualidade, refiro-me a um conjunto de atrativos únicos que fazem das praias fluviais Aldeias do Xisto um local para umas férias de verão singulares: tranquilidade, segurança, conforto, serviços, natureza… em família ou entre amigos”.