“Prémio de Sustentabilidade” desafia fornecedores do Lidl a apresentarem soluções inovadoras de embalagens

Empenhado em criar uma cadeia de valor com um impacto positivo no ambiente, o Lidl lança agora um Prémio de Sustentabilidade dirigido a fornecedores, que visa distinguir alterações a nível de embalagens. As inscrições já estão abertas e terminam a 23 de outubro.

A sustentabilidade é o foco da nova iniciativa lançada, pelo Lidl Portugal, a fornecedores nacionais das marcas próprias. O retalhista desafia assim os seus fornecedores a apresentarem soluções inovadoras de embalagens, que respeitem conceitos de circularidade, eficiência de recursos e a utilização de materiais renováveis e/ou reciclados.

O “Prémio de Sustentabilidade”, dirigido a fornecedores de marca própria, divide-se em duas categorias de produto – alimentar e não alimentar – e a avaliação dos projetos apresentados estará assente em critérios ambientais (redução do impacto do packaging em termos de sustentabilidade ambiental), tecnológicos/técnicos (caráter de inovação e originalidade), financeiros (relação entre os benefícios ambientais gerados e os custos associados ao projeto), intelectuais (prova de conceito estabelecida e controlo da propriedade intelectual e dos direitos de terceiros) e de segurança alimentar do packaging (se aplicável), lê-se numa nota divulgada pelo Lidl.

Os dois vencedores – um em cada categoria – receberão um prémio monetário para implementar a solução apresentada, equivalente a 75% do investimento, até ao valor de 20 mil euros, que deverá ser investido na nova embalagem apresentada, assim como o acompanhamento do seu projeto por parte de uma consultora especializada.

A equipa de júri responsável pelo apuramento dos vencedores é composta por Alexandra Borges, diretora-geral de Compras do Lidl, Pedro São Simão, coordenador do Pacto Português para o Plástico, Pedro Nazareth, diretor-geral da Electrão, Margarida Calvão, da consultora Biorumo, especializada na conceção e gestão de projetos de sustentabilidade, e Raúl Fangueiro, professor da Universidade do Minho e coordenador científico de vários projetos nacionais.

Após inscrição, até 23 de outubro, as candidaturas podem ser submetidas até a 31 de março, em programasustentabilidade.pt. Seguir-se-á a fase de avaliação entre abril e maio de 2022, sendo os vencedores anunciados entre maio e junho do próximo ano.