Prémio Internacional Terras sem Sombra distingue Música, Património e Biodiversidade

Prémio Internacional Terras sem Sombra distingue Música, Património e Biodiversidade

O músico Péter Eötvös, a cidade de Albarracín e a Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira – PORVID são os distinguidos com o Prémio Internacional Terras sem Sombra 2018. A cerimónia de entrega dos prémios conta com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro de Matos Fernandes, e terá lugar no Centro de Artes de Sines, a 7 de Julho, às 18h30.

Após analisar mais de meia centena de propostas, o júri do Prémio Terras sem Sombra decidiu atribuí-lo a “três casos exemplares” nas áreas que são os pilares do festival: a promoção da música; a valorização do património cultural; e a salvaguarda da biodiversidade.

Segundo José António Falcão, director-geral do Terras sem Sombra, a escolha não foi fácil, já que, “boa parte das candidaturas mais robustas correspondia, em pleno, aos objectivos do nosso projecto”. O festival é uma iniciativa da Associação Pedra Angular que aposta no Alentejo como um destino privilegiado de arte e natureza.

Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira – PORVID 

Tem as suas raízes no trabalho de selecção das castas efectuado, a partir de 1978, por uma rede informal de universidades, direcções regionais de agricultura, associações, empresas da vinha e do vinho e afins. Ao longo de uma década, esta rede nacional desenvolveu métodos inovadores de base genética e estatística e seleccionou dezenas das principais castas autóctones.

Conservar a diversidade das castas, criada ao longo de milénios de evolução, é uma prioridade para a sustentabilidade do sector da vinha e do vinho, em paralelo com a própria selecção.

Hoje, podem contabilizar-se os resultados de um trabalho de muitos anos: o pioneiro e reprodutivo conhecimento na área da diversidade, a selecção de largas dezenas das mais importantes castas antigas do país; e a conservação da diversidade de mais de 200 castas, através de amostras representativas de genótipos, perfazendo um total de 30.000 genótipos.