A entrega de prémios da 2.ª edição do Junta-te ao Gervásio, iniciativa da responsabilidade da Sociedade Ponto Verde, aconteceu esta quarta-feira, 28 de maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e distinguiu diferentes projetos, em três categorias diferentes.
Esta edição recebeu mais 8% de candidaturas face à primeira realizada no ano anterior, segundo dados partilhados por Ricardo Sacoto Lagoa, Coordenador de Marketing e Comunicação da SPV, durante o evento de ontem, contabilizando assim 189 candidaturas, de todas as regiões do país, excetuando um distrito.
“É importante este propósito e é importante percebermos, de facto, que a proximidade é fundamental”. “Só com esta proximidade vamos conseguir chegar rua a rua, bairro a bairro, ecoponto a ecoponto, e fazer a diferença”, referiu.
Distinções “Junta-te ao Gervásio”
A Junta de Freguesia da Muxagata (Guarda, Fornos de Algodres) arrecadou o galardão na categoria ‘Junta de Freguesia’ com o projeto educativo “Muxagata, Aldeia Sustentável”, que consiste numa combinação de recolha de proximidade com promoção da compostagem comunitária, alterando o modelo de recolha dos resíduos urbanos que se realizava de forma convencional.
Na categoria ‘Entidades de Proximidade’, o primeiro lugar foi preenchido pela iniciativa “Plast Art Animais”, que combina iniciativas na comunidade para proteção do ambiente, com a reciclagem e a arte como meio de sensibilização, educação ambiental e transformação de comportamentos. O top 3 fica completo com o projeto “O Ambiente é Fixe!”, no 2.º lugar; e “Eco Jovens Ribeirinhos: Heróis da Reciclagem”, em 3.º.
Já o projeto “Vicente Agente do Ambiente”, na categoria ‘Cidadania Social’, é um projeto educativo e criativo que combina literatura infantil e ilustração para sensibilizar crianças e famílias sobre a importância da higiene urbana, do cuidado com o meio ambiente e da cidadania ativa. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respetivamente, o projeto “Oiá Plast” e “Do mar e da montanha até à sala de aula”.
A estas iniciativas distinguidas com o Prémio Junta-te ao Gervásio, enquanto ‘Entidades de Proximidade’ e ‘Cidadania Social’, foram atribuídos prémios monetários que perfazem um total de 16.500 euros. À ‘Junta de Freguesia’ vencedora foi entregue um kit tecnológico “Gervásio” composto por: 1 TV com suporte móvel, 4 tablets e 2 computadores all in one.
No campo das menções honrosas, destacaram-se quatro projetos pertencentes à categoria ‘Juntas de Freguesias’, nomeadamente: “Juntos, pela saúde do Planeta” (Junta de Freguesia da Figueira da Foz, Coimbra); “Urjalândia a Circular – Centro de Educação Ambiental” (Junta de Freguesia de Seramil, Braga); “Juntar Passos, reconverter os desperdícios de plástico em mobiliário urbano” (Junta de Freguesia de Passos, Braga); e “Cidade Limpa, Escola Sustentável (Junta de Freguesia da Amadora, Lisboa).
Destaque para duas menções honrosas na categoria “Entidades de Proximidade”: “Agir Entre Marés” (Aveiro) e “Reciclanda” (Porto).
As menções honrosas de ‘Cidadania Social’ viajaram até Leiria, com o projeto “The Trash Traveler”; e Santarém, com “Um Planeta – Muitas Soluções”.