Prémio Secil Engenharia Civil atribuído ao Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor

Prémio Secil Engenharia Civil atribuído ao Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor

Categoria Águas, Ambiente, Energia

O Prémio Secil de Engenharia Civil 2014 foi atribuído pela Secil ao Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor. O galardão distingue, de dois em dois anos, o mais significativo projeto na área.

O projeto do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de engenharia da EDP Produção, coordenada por Domingos Silva Matos.

A iniciativa está situada no concelho de Torre de Moncorvo e abrange também os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros. Tem a potência instalada de 189 MW, sendo constituído por dois escalões, o de Baixo Sabor a montante e o de Feiticeiro a jusante. O escalão de montante, com uma barragem de 123 metros de altura (a segunda mais alta do País), cria uma albufeira com a capacidade de 1 095 hm3, que é também a segunda maior do país.

O Prémio Secil de Engenharia Civil tem como objetivo incentivar e promover o reconhecimento público de autores de soluções que tenham sido aplicadas em obra e constituam peças significativas no enriquecimento da engenharia civil, e em que se reconheça ser adequado o recurso à incorporação do cimento, material cuja produção constitui vocação principal da Secil.