A PreZero Portugal e a Resíduos do Nordeste assinaram recentemente um novo contrato de prestação de serviços urbanos, que entrou em vigor no início de janeiro. Esta nova adjudicação representa um marco significativo para o desenvolvimento sustentável e para a eficiência na gestão de resíduos urbanos em quatro Municípios da Terra Fria.
O contrato público, com a duração de 10 anos, visa garantir a melhoria contínua na recolha seletiva e indiferenciada, e o transporte de aproximadamente 22.100 toneladas de resíduos sólidos urbanos para o Parque Ambiental do Nordeste Transmontano, produzidos anualmente pelos mais de 53 mil habitantes dos concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais.
A prestar serviços há mais de 20 anos para a Resíduos do Nordeste, as equipas especializadas da PreZero vão executar os serviços de manutenção e lavagem de cinco mil contentores e ecopontos, distribuídos por uma área geográfica superior a 2.800 km2, assim como a recolha de resíduos volumosos e a limpeza dos centros urbanos dos quatro municípios. A empresa será também responsável pela gestão dos quatro Ecocentros e três Estações de Transferência da Terra Fria.
Tiago Borges, Administrador-Delegado da PreZero Portugal, refere-se a este novo contrato como “uma continuidade da nossa longa história de duas décadas de colaboração e parceria com a Resíduos do Nordeste, onde iremos manter o nosso compromisso em oferecer serviços de excelência que promovam a sustentabilidade e o bem-estar dos cidadãos da Terra Fria.” O Administrador da PreZero destaca, também, o investimento que vai ser feito este ano em novos equipamentos e renovação da frota “para garantir soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis na gestão de resíduos, assegurando os mais altos padrões de qualidade e segurança”.
Para Paulo Praça, Diretor Geral da Resíduos do Nordeste, “trata-se de um contrato resultado de concurso público internacional, visado pelo Tribunal de Contas e que constitui um bom exemplo, a nível regional e nacional, de verticalização do setor com integração da baixa e alta na Resíduos do Nordeste”. Salienta, ainda, que “este procedimento tem o mérito de resultar de uma adequada articulação entre os Municípios envolvidos, com aprovação nos órgãos municipais, e a Resíduos do Nordeste procurando garantir uma gestão sustentável dos resíduos na Região”.