Prio alerta que apenas 10% dos óleos alimentares usados são reciclados
Nesta época festiva, marcada por um maior consumo de doçaria tradicional, aumenta também a produção de óleos alimentares usados (OAU). A PRIO reforça, por isso, o apelo à recolha destes óleos e respetiva reciclagem, sublinhando a importância de evitar o descarte inadequado que tem impactos relevantes no ambiente e nas infraestruturas de saneamento.
Um litro de óleo alimentar usado pode contaminar até um milhão de litros de água, o que torna essencial dinamizar a correta recolha e reciclagem dos óleos alimentares usados. Esta prática não só previne a poluição, como permite reaproveitar este recurso: com 1.000 litros de OAU é possível produzir cerca de 950 litros de biodiesel, um combustível mais limpo que contribui para uma mobilidade sustentável.
Para evitar a contaminação da água e promover práticas mais sustentáveis, a PRIO apela à correta recolha destes óleos e à disseminação desta prática. Dados oficiais revelam que apenas 10% dos óleos alimentares produzidos em Portugal são corretamente recolhidos e encaminhados, estando a maior lacuna no setor doméstico, onde o destino mais comum continua a ser a rede de esgotos, com fortes consequências para o ambiente.
Para reciclar óleos alimentares usados, recomenda-se que, após a utilização, o óleo seja deixado arrefecer e colocado numa garrafa de plástico bem fechada, preferencialmente reutilizada. Essa garrafa deve depois ser entregue num oleão ou noutro ponto de recolha apropriado, garantindo o correto encaminhamento para valorização.
Com o objetivo de assegurar o destino adequado dos óleos alimentares usados, a PRIO, através da PRIO Ecowaste, organiza a recolha e o encaminhamento destes resíduos, incluindo transporte e pré-tratamento. Os óleos depositados nos oleões são recolhidos e tratados, podendo depois ser valorizados, nomeadamente através da sua conversão em biodiesel.
A PRIO dispõe da maior rede nacional de pontos de recolha de OAU, com mais de 1.380 oleões distribuídos de norte a sul: 60 em municípios (1.242 oleões) e 84 em postos de abastecimento PRIO.