Programa “Autocarros Limpos” financia aquisição de 510 veículos para transportes públicos

by Inês Gromicho | 20 Julho 2017 14:56

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, participa amanhã, dia 21 de julho, na assinatura dos termos de aceitação relativos ao cofinanciamento de intervenções que promovam a utilização de fontes de energias mais limpas nos transportes públicos, através da aquisição de autocarros limpos a gás natural comprimido e elétricos e respetivos postos de abastecimento.

Com esta medida, pretende-se apoiar a aquisição de “Autocarros Limpos”, movidos a Eletricidade ou Gás Natural, assim como incentivar os investimentos na instalação dos pontos de carregamento elétrico e postos de enchimento a gás natural, destinados à utilização das frotas de autocarros.

Neste âmbito, foram aprovados projetos localizados em diferentes regiões do país, a realizar por entidades públicas e privadas, os quais serão beneficiários de cofinanciamento comunitário de 46,2 Milhões de euros, provenientes do Fundo de Coesão, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR). Os projetos aprovados envolvem um investimento total superior a 145 Milhões de euros.

Com estes projetos, serão adquiridos 510 novos autocarros limpos, dos quais 438 movidos a gás natural e 72 elétricos. Será ainda apoiada a instalação de 31 pontos de carregamento elétrico e quatro postos de abastecimento a gás natural, para utilização das frotas dos beneficiários e dos restantes operadores de transportes públicos urbano de passageiros.

No âmbito das operações aprovadas e após a adquisição dos 510 novos autocarros, será abatido o mesmo número de autocarros existentes mais poluentes, substituindo-se o consumo anual de cerca de 8,6 milhões de litros de gasóleo pela utilização de fontes energéticas mais limpas.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/programa-autocarros-limpos-financia-aquisicao-de-510-veiculos-para-transportes-publicos/