Programa da Nescafé promove cultivo e consumo de café de uma forma sustentável

Programa da Nescafé promove cultivo e consumo de café de uma forma sustentável

João Manzarra é o novo embaixador do programa de sustentabilidade de Nescafé – Café com Respeito. De acordo com a empresa, o apresentador dará a cara pelo “maior programa de sustentabilidade de café a nível mundial, num esforço conjunto para promover o cultivo e consumo de café de uma forma sustentável e responsável.

Em 2020, a “Nescafé e Nescafé Dolce Gusto asseguraram 85% e 90%, respetivamente, da produção de café proveniente de cultivo sustentável e continuam a trabalhar para atingir os 100% em todo o mundo o mais tardar até 2025”, lê-se num comunicado.

Para o apresentador, “é um privilégio poder trabalhar com marcas como Nescafé, que procuram cultivar o respeito e que trabalham em prol de um mundo mais sustentável, não olhando para este conceito como uma tendência mas sim com a relevância e destaque que merece”

O programa abrange quatro pilares correspondentes às várias fases desde a produção ao consumo de Nescafé – com medidas que se focam no cultivo e na produção, mas também na forma de embalar e saborear o café. “Cultivado com Respeito”, “Produzido com Respeito”, Embalado com Respeito” e “Saboreie com Respeito” constituem assim os “quatro eixos de atuação do projeto”, que incorpora “medidas de ação concretas” para assegurar o “bem-estar e formação dos agricultores e produtores”, a “utilização sustentável dos terrenos e recursos naturais”, a “adoção de práticas mais sustentáveis nas fábricas da marca”, a “otimização das embalagens” e um “consumo de café que promova uma nova vida para as embalagens utilizadas”, sucinta a empresa.

Tal com explica Teresa Roseta, Marketing Manager de Nescafé e Nescafé Dolce Gusto, “o Café com Respeito é verdadeiramente inovador, porque é um esforço holístico que vai do grão de café até à chávena. Para nós, só faria sentido associarmos este programa a uma personalidade verdadeiramente desperta para a importância de garantir que o café tem uma origem sustentável e é feito e consumido de forma responsável”.

Para assinalar o início da embaixadoria, Nescafé acompanhou uma manhã de João Manzarra, que ilustra algumas das práticas sustentáveis que adota na sua rotina diária. O vídeo está disponível nas redes sociais do apresentador.

O programa é transversal à Nescafé Dolce Gusto, marca especializada em cápsulas, e que se encontra igualmente em processo de otimização do processo de reciclagem, tendo como ambição garantir que as cápsulas e embalagens individuais sejam 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025, cumprindo assim com o compromisso global da Nestlé. Neste momento, “trabalha continuamente para assegurar um destino final adequado das cápsulas utilizadas – não só do plástico como das borras de café”, refere o mesmo comunicado. Faz parte dos objetivos da marca “expandir continuamente a sua rede de pontos de recolha para cápsulas usadas, bem como aumentar a informação para o consumidor”, precisa a nota.

O João Manzarra terá ainda um papel fundamental naquilo que será o caminho da reciclagem de cápsulas da marca em Portugal e será uma das caras de um novo projeto que Nescafé Dolce Gusto está a preparar para este ano, o qual tem como objetivo dar uma nova vida às cápsulas utilizadas.