Programa de Educação do Oceanário de Lisboa assinala 20 anos com novas propostas de literacia

Programa de Educação do Oceanário de Lisboa assinala 20 anos com novas propostas de literacia

O Oceanário de Lisboa apresenta o novo Programa de Educação, destinado a alunos do pré-escolar ao secundário, com mais de 30 propostas de literacia do oceano, desenvolvidas para os diferentes ciclos de ensino, incluindo também formação a professores. O plano escolar de literacia azul, aprovado pela Direção Geral da Educação, “cumpre o seu 20.º aniversário e já impactou mais de 1,5 milhões de pessoas”, refere o Oceanário em comunicado.

As atividades destinadas a alunos dos 3 aos 18 anos integram uma diversidade de histórias, jogos, desafios e surpresas, todas com o objetivo comum de “fazer a diferença no futuro do oceano” e de serem um “estímulo ao desenvolvimento do espírito de equipa, da criatividade, da capacidade de decisão e resolução de problemas”.

“Ler o Mar” é a grande novidade desta 20.º edição do Programa de Educação, e parte da leitura de livros presentes nos conteúdos curriculares e propostos pelo Plano Nacional de Leitura. Obras de autores conhecidos como Sophia de Mello Breyner Andresen, Luís de Camões, Padre António Vieira, Papiniano Carlos e Benji Davies, são o ponto de partida para atividades originais e inesquecíveis, envolvidas pela magia do Oceanário.

A responsável pelo Programa de Educação do Oceanário de Lisboa, Teresa Pina, afirma que “a leitura é uma ferramenta fundamental para o crescimento individual e coletivo. Através de histórias, personagens e enredos, é estimulado o desenvolvimento intelectual e a capacidade de interpretação dos alunos. Aliar a leitura ao compromisso da educação para a conservação do Oceanário é uma oportunidade para criar um paradigma que nos guie até um futuro mais sustentável”.

Como destaque para este ano letivo, as crianças do pré-escolar vão viver um “Mar de emoções”, através de uma história da amizade improvável entre um menino e uma baleia, do livro de Benji Davies. Os alunos do 1.º ciclo vão ser “Uma gota no Oceano” e compreender a importância do oceano no ciclo água, através da leitura de “A Menina Gotinha de Água”, de Papiniano Carlos. O clássico intemporal de Sophia de Mello Breyner, História da Menina do Mar”, reforça os valores da amizade e entreajuda e levará os alunos de 2.º ciclo a conhecer a biodiversidade marinha. Ao reviverem as aventuras da epopeia “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, os alunos do 3.º ciclo aprofundam os seus conhecimentos sobre o oceano. Para os alunos do secundário, a reinterpretação de uma das mais surpreendentes obras da literatura portuguesa, o “Sermão de santo António ao peixes”, do padre António Vieira.

A “Crise Climática” vai continuar a ser o tema em destaque, dedicando programas específicos, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO, adaptados a cada ciclo de ensino, para sensibilizar e encorajar os alunos a unir esforços para combater este problema.

O Oceanário apresenta ainda formações certificadas para professores e educadores, de todos os níveis de ensino – desenvolvidas para capacitar com ferramentas criativas aqueles que são os verdadeiros agentes ativos da educação dos alunos para uma cidadania azul.

Desde 1999, mais de um milhão e meio de participantes foram impactados pelo Programa de Educação do Oceanário de Lisboa. Os programas e atividades, valorizados e complementados com a visita à exposição, destinam-se a todos os públicos e instituições, proporcionando experiências adaptadas a diferentes objetivos e níveis pedagógicos.

Foto cedida por Oceanário de Lisboa