Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental tem site ativo

Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental tem site ativo

O Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental “COSMO”, concebido e desenvolvido pela Agência Portuguesa do Ambiente e cofinanciado pelo POSEUR, consiste na recolha, processamento e análise de informação sobre a evolução das praias, dunas, fundos submarinos próximos e arribas ao longo da faixa costeira de Portugal Continental.

O programa visa dar resposta à necessidade de dados sistemáticos e de qualidade para suporte à atividade técnica e científica que incide sobre a faixa costeira. Assumindo o princípio de que o esforço de aquisição se repercutirá na utilização múltipla dos dados, incentiva-se à produção de trabalhos e conhecimento que contribuam para uma tomada de decisão mais informada em matéria de gestão costeira.

No passado fim de semana foi lançado o site cosmo.apambiente.pt, onde estão disponíveis dados de monitorização. Neste início de semana, conta já com cerca de 500 downloads e 60 registos de utilizadores, refere a APA.

Os dados consistem em ortofotomapas e modelos digitais de elevação (MDE) da margem terrestre, levantamentos hidrográficos e perfis de praia (imersos e emersos) de segmentos selecionados na faixa costeira de Portugal Continental, estando agrupados em 5 tipologias de levantamentos. Os dados disponíveis até ao momento abrangem o 2º semestre de 2018, estando previstos carregamentos periódicos trimestrais com novos levantamentos até ao 1º semestre de 2021.

Para aceder aos dados deve criar uma conta de utilizador (separador REGISTAR). Após o registo aceda ao separador DADOS DE MONITORIZAÇÃO – Download e proceda à pesquisa por um dos seguintes meios: local, data, tipo de levantamento ou área geográfica.

No âmbito deste programa, irá realizar-se, no dia 12 de junho, no auditório da APA, em Alfragide, o Seminário “A monitorização costeira e programa COSMO”.