Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo premiado pelo desenvolvimento de mercados ecológicos

Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo premiado pelo desenvolvimento de mercados ecológicos

Os vencedores da 13.º edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2019 foram conhecidos na terça-feira, em Matosinhos. Dos 19 projetos premiados o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) foi o vencedor na categoria “Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos”, entre 70 candidatos à fase nacional. Esta categoria pretende distinguir as melhores práticas de promoção e empreendedorismo da Europa, pela especificidade do seu contributo no desenvolvimento económico das regiões.

Os prémios Europeus de Promoção Empresarial 2019 são uma iniciativa da Comissão Europeia e são coordenados em Portugal pelo IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação. A atribuição destes prémios tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade a projetos e boas práticas de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial a nível local, regional e nacional.

O PSVA é uma iniciativa pioneira em Portugal e promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), com o objetivo de melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade economicamente viável. Este programa foi iniciado em 2014 e conta até ao momento com 346 membros que representam a produção de uva e vinho da região vitivinícola do Alentejo.

Para Francisco Mateus, presidente da CVRA, “este prémio vem mostrar que estamos a marcar a diferença no setor vitivinícola. Estamos muito orgulhosos por promover e contribuir para a preservação do ambiente e pela conservação dos recursos naturais da região alentejana. Os excelentes resultados deste programa, pioneiro em Portugal, revelam todo o empenho e toda a dedicação dos produtores. O prémio é também um acréscimo na nossa responsabilidade de fazer mais e melhor e de incentivar e motivar outros produtores a juntarem-se a nós”.