Programa Green Grease transforma óleos alimentares em detergentes ecológicos

Programa Green Grease transforma óleos alimentares em detergentes ecológicos

Categoria Advisor, Empresas

A EcoX em parceria com a Mistolin Pro apresentam um programa pioneiro a nível mundial, o Green Grease, que garante a transformação de resíduos – óleos alimentares – em detergentes ecológicos profissionais utilizando uma tecnologia patenteada pela Universidade de Coimbra.

Cada dia que passa são geradas 150 toneladas de óleos alimentares usados, apenas em Portugal. Cerca de metade desse óleo usado não é valorizado, situação que se traduz em graves danos para o ambiente e para os municípios traduz-se também num peso financeiro estimado de 300 milhões de Euros para remover estes mesmos óleos usados das águas das ETARs.

O Programa Green Grease serve-se dos princípios da Economia Circular para solucionar de forma mais eficiente dois problemas com que a maioria dos estabelecimentos profissionais se deparam diariamente: a recolha de óleo alimentar usado e o fornecimento de detergentes ecológicos. Adicionalmente o programa garante também que estes estabelecimentos recebem certificados ecológicos devidamente reconhecidos pela Quercus.

O Programa materializa uma ligação – até à data inexistente – entre a transformação de um resíduo (óleo vegetal usado) e o fornecimento de um produto de primeira necessidade (detergentes ecológicos profissionais de elevada biodegradabilidade), tornando-se assim pioneiro a nível mundial e a prova real de que os princípios de Economia Circular podem integrar um modelo de negócio rentável a toda a cadeia de valor.

Segundo César Henriques, coordenador do projeto, “acreditamos que a inovação — na ciência, na sociedade civil, nas vidas de todos nós — só é verdadeiramente válida quando traz um benefício global e não apenas a um grupo restrito e privilegiado”. O Programa Green Grease assume-se como movimento inovador e pretende servir de inspiração a iniciativas futuras de âmbito global nas áreas da ecologia, reciclagem e valorização de recursos.