1

Programa Promove atribui 3,6 milhões de euros a projetos e ideias para o desenvolvimento sustentável nas regiões do Interior

A edição de 2022 do “Programa Promove“, uma iniciativa da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), concedeu apoios a fundo perdido de perto de 3,6 milhões de euros a um total de 20 projetos e 9 ideias destinados a impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal.

Da lista dos vencedores da 4ª edição do “Programa Promove” fazem parte “7 projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) mobilizadores”, “13 projetos-piloto” e “9 ideias inovadoras centrados na gestão de recursos naturais, fomento de novos polos de desenvolvimento e atração de turistas e novos residentes”. Os projetos apoiados repartem-se entre as regiões do interior norte (oito), centro (nove) e sul (três) do país. Na vertente de ideias, o norte representa mais de metade das equipas de estudantes selecionadas (cinco), com as restantes repartidas pelo centro (três) e sul (um), pode ler-se num comunicado.

De acordo com as entidades, os projetos I&D mobilizadores selecionados estão enquadrados em domínios estratégicos identificados pelo Governo português para o desenvolvimento do interior, nomeadamente: “parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e promoção de novas culturas e produtos naturais”.

Em quatro edições, o Programa Promove já apoiou 46 projetos e 22 ideias inovadoras, num valor total de perto de 7,6 milhões de euros. Deste montante, 2,5 milhões foram assegurados pela FCT ao abrigo de um acordo de financiamento conjunto (“matching funds”), através do qual, desde 2021, a FCT iguala a contribuição da Fundação “la Caixa”.

Fundação ”la Caixa”: 40 milhões de euros para 2022

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no CaixaBank. Em 2022, destina 40 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica. A Fundação mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.

LISTA dos Projetos e Ideias

  • PROJETOS I&D MOBILIZADORES 

Plants4Ageing: Potencial das Plantas Aromáticas e Medicinais no Envelhecimento Cardiovascular

O projeto visa a valorização de plantas aromáticas e medicinais, através do desenvolvimento de um produto inovador à base de plantas, capaz de mitigar o envelhecimento cardiovascular e aumentar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

CC&NUTS – Castanheiro vs Alterações Climáticas: o papel do “stress priming” e da micorrização

O projeto foca-se no desenvolvimento de estratégias para aumentar a tolerância do castanheiro às alterações climáticas, com o objetivo de selecionar e desenvolver variedades de castanheiro mais resilientes com relevância biológica e comercial, contribuindo para valorizar a produção da castanha em Portugal.

Montanha Viva – Sistema Previsional Inteligente de Suporte à Decisão em Sustentabilidade

O projeto visa desenvolver um sistema de apoio à decisão informada em tempo real no âmbito da exploração económica das plantas silvestres de montanha, especialmente em localizações remotas (sem ligação à internet), com vista a estimular o aumento da produção e redução de consumo de recursos naturais, contribuindo para a promoção da biodiversidade e preservação da sustentabilidade ambiental.

TRAMONTE-Valorização dos recursos biológicos do interior norte: a Tramazeira transmontana como case-study

O projeto visa alavancar a exploração da Tramazeira transmontana para o fabrico de produtos para nutrição animal e humana, de fitofármacos e de “agrofármacos verdes”, contribuindo para valorizar a economia local e regional através de produtos diferenciados e para potenciar a agricultura sustentável e a saúde numa perspetiva de OneHealth.

SenseProTomate

O projeto tem por objetivo gerar modelos que permitam a utilização da deteção remota para monitorizar, em tempo real e em larga escala, o estado sanitário e qualidade das culturas de tomate para a indústria, mediante avaliação direta da presença de míldio, fusarium e verticillium, do estado nutricional das plantas, de parâmetros fisiológicos da planta e da qualidade do fruto.

PharmaStar – Valorização sustentável das plantas endógenas do Parque Natural da Serra da Estrela para aplicações na indústria farmacêutica

O projeto tem por objetivo valorizar as plantas do Parque Nacional da Serra da Estrela, através do desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas e de sistemas de entrega de fármacos inovadores para a prevenção e tratamentos da diabetes, baseados nos biopolímeros extraídos da bolota e do própolis e no recurso à nanotecnologia avançada.

ChestFilm – Valorização de resíduos sólidos do processamento da castanha: extração de biopolímeros e preparação de filmes biodegradáveis

O projeto tem por objetivo valorizar os resíduos gerados no processamento de castanha pela indústria agroalimentar para produção de filmes biodegradáveis, através do fracionamento diferencial dos resíduos e da caracterização dos compostos isolados (amido, celulose, compostos fenólicos e lipofílicos).

  • PROJETOS-PILOTO INOVADORES

OleaPrime

O objetivo principal do projeto é a valorização de oliveiras centenárias, incluindo a criação de uma rede de produtores e de um roteiro para visita e a instalação de um olival de genótipos, multiplicados a partir destas árvores, para avaliação do seu comportamento face às alterações climáticas.

WebLand

O projeto visa a criação de um Marketplace digital para valorização da bolota, interligando as perspetivas de produção, capacidade de transformação e necessidades do mercado, com impacto na sustentabilidade e dinâmica económica da região.

Barroso GIAHS 4.0 – Ecossistema Digital de Monitorização e Gestão Ambiental do Barroso

O projeto visa dotar a região do Barroso de um ecossistema digital inteligente e autossustentável de monitorização permanente, controlo e gestão estratégica das condições ambientais do território, que permita responder ao desafio de controlo das condições naturais inerentes ao seu estatuto de GIAHS (Globally Important Agricultural Heritage Systems), atribuído pela Food and Agriculture Organization das Nações Unidas (FAO).

Forest2Fabric

O projeto pretende valorizar a bolota como agente antimicrobiano na indústria têxtil, contribuindo para a criação de soluções de alto-valor acrescentado e de interesse global, com impacto na sustentabilidade florestal e dinâmica económica da região de Trás-os-Montes.

MeliSafe

O projeto visa proteger ativamente as colmeias de Apis mellifera (abelha-europeia) contra os ataques da Vespa velutina (vespa-asiática), mediante a sensorização, monitorização e incorporação de sistemas dissuasores e de bloqueio de acesso não invasivos nas colmeias.

Museu do Futuro das Aldeias de Montanha

O projeto consiste na criação de um museu digital de experiência imersiva e multimédia das aldeias de montanha da Serra da Estrela, iniciando-se com Cabeça, Videmonte e Alvoco das Várzeas, estando prevista a ampliação a outras aldeias da rede Aldeias de Montanha e uma futura replicação transfronteiriça.

Recintos Cerimoniais das Terras do Guadiana: ativar uma paisagem ancestral a partir dos Perdigões

O projeto visa a ativação social do património arqueológico dos recintos de fossos pré-históricos da bacia do Guadiana, através da valorização do Complexo Arqueológico dos Perdigões (Monumento Nacional) e do património histórico e paisagístico associado, abrangendo vários concelhos do interior alentejano e a região imediata transfronteiriça.

Agriculture Innovation using Remote Sensing (AIRS)

O projeto irá combinar as áreas da inteligência artificial e da deteção remota, para criar uma solução tecnológica que permita monitorizar a fitossanidade da vinha, usando imagens de satélite gratuitas da Agência Espacial Europeia, permitindo uma maior eficiência do uso de pesticidas e da utilização de água.

Celeste – luminária pública para a prevenção da poluição luminosa

O projeto tem por objetivo a conceção, desenvolvimento e produção de luminárias que respeitem padrões de conforto e segurança e não comprometam a observação do céu noturno, com vista a enriquecer a experiência certificada internacionalmente da observação do Universo a partir do local, que forma parte da rede de Aldeias de Xisto.

TSF – Territórios Sem Fronteiras

O projeto visa valorizar o capital simbólico endógeno de um amplo território do distrito de Vila Real e comarca de Monterrei (Espanha), através da investigação dos sites arqueológicos, reativação do centro de acolhimento do Crasto de Palheiros e requalificação da oferta museológica através da ligação a uma nova plataforma digital de informação

AlViGen: Criação de polo no Alentejo para a Vigilância Genómica de doenças na agricultura

Este projeto tem objetivo a criação de um polo de vigilância genómica no Alentejo, integrando parceiros nacionais, de Espanha e do Reino Unido, centrado no trigo e no olival. A informação produzida beneficiará os produtores na gestão das suas culturas e permitirá informar as políticas das autoridades de combate à transmissão de pragas.

Recycling: from Agroindustrial residues to Cosmetic ingredients

Este projeto visa a valorização de resíduos da agroindústria da cereja – caroços e pedúnculos -, por via da sua utilização como novo ingrediente cosmético (partículas esfoliantes naturais).

ForestVISION

O projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma plataforma online inovadora dedicada à monitorização, medição, análise e avaliação inteligente de grandes manchas florestais que permitirá a alerta precoce, o acompanhamento, o planeamento e a gestão sustentável da floresta, baseada na inteligência artificial e focada nas necessidades específicas da Península Ibérica.

  • IDEIAS INOVADORAS

Virtus Real Estates – Conecte-se e viva uma nova experiência

Criação de uma plataforma digital que permitirá otimizar o processo de arrendamento imobiliário entre estudantes e senhorios, a preservação e modernização das residências e a prestação de serviços.

Nature4Food – Matrizes naturais como fonte de ingredientes promissores para a indústria alimentar

Exploração de extratos de plantas locais com vista à sua utilização como corantes e conservantes funcionais naturais em produtos alimentares.

SYNERGIC

Criação de uma estratégia terapêutica para o cancro do pulmão, baseada no uso sinérgico de dois compostos encapsulados numa micela.

Seedballs 100% portuguesas: uma ideia natural para promoção de recursos vegetais com interesse para a conservação

Promover o scale up do fabrico de seedballs (esferas de argila, sementes e compostos orgânicos utilizadas como técnica de sementeira) 100% portuguesas, com sementes diferenciadas regionalmente e recurso a subprodutos nacionais.

SWEETPROBEIRA – Desenvolvimento de um protetor solar zero waste a partir do aproveitamento de subprodutos da Beira Interior

Desenvolvimento de um protetor solar de base natural, sem qualquer agente poluente, a partir de refugos de cereja, de amêndoas e de azeitonas da região das Beiras e Serra da Estrela.

WaterFlow – Mapeamento do stress hídrico na vinha através de uma rede de sensores

Desenvolvimento de um sistema para mapeamento do stress hídrico na vinha, em tempo real e à distância, utilizando tecnologia atual e não invasiva baseada numa rede de sensores.

DIAMA – Desenvolvimento e Inovação de Produtos com base em amaranto

Desenvolvimento de novos produtos alimentares naturais à base de amaranto através da incorporação de ingredientes provenientes de diferentes órgãos da planta.

CYN.BIO-SE

Seleção de recursos genéticos de cardo para a produção de flor como coagulante de queijos DOP (Denominação de Origem Protegida), com aproveitamento do caule na produção de papel e cartão.