Projecto Melhor Eucalipto lança boletim sobre apoios disponíveis no setor das florestas

Projecto Melhor Eucalipto lança boletim sobre apoios disponíveis no setor das florestas

Categoria Ambiente, Florestas

O Projecto Melhor Eucalipto acabou de lançar um boletim informativo sobre os apoios disponíveis para a melhoria do valor económico das florestas, através do PDR 2020.

Neste boletim é explicado que até 31 de julho de 2017 podem candidatar-se os “detentores de espaços florestais privados, municípios ou suas organizações” e que o anúncio publicado – destinado especificamente para o eucalipto – prevê apoios na ordem dos 9 milhões de euros para recuperação de povoamentos em subprodução. O nível de apoios, direcionado a rearborizações de povoamentos situados em zonas de elevado potencial, poderá oscilar entre os 30 e os 50%.

O boletim do Projecto Melhor Eucalipto explica ainda que os apoios a conceder dirigem-se a operações necessárias à rearborização. Os projetos de investimento que podem beneficiar de apoios têm de ter no mínimo 0,5 ha e apresentar custos elegíveis a partir dos 500 euros.

No mesmo número do boletim merecem ainda destaque novos vídeos, sobre análise de solos e folhas, adubação de manutenção, controlo químico de infestantes, seleção de varas e formas de combate ao gorgulho do eucalipto. Este é o mais recente e foca-se numa das pragas que mais dano tem causado aos eucaliptais portugueses, especialmente aos nas regiões montanhosas do Norte e do Centro de Portugal. O novo mapa de grupos de Certificação Florestal é também destacado pelo boletim do Projecto Melhor Eucalipto.

O Projecto Melhor Eucalipto foi lançado no final de 2015 e tem como objetivo melhorar a qualidade dos povoamentos de eucalipto em Portugal e de comunicar boas práticas de gestão florestal.