Projeto “Água Segura” envolveu 1250 alunos dos concelhos de Barcelos e Paços de Ferreira

Projeto “Água Segura” envolveu 1250 alunos dos concelhos de Barcelos e Paços de Ferreira

Categoria Águas, Ambiente

No decorrer do ano letivo 2015/2016, a Somague Ambiente, através das Águas de Paços de Ferreira e das Águas de Barcelos, levou a cabo o projeto ‘Água Segura’ nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos Escolares de Paços de Ferreira e de Frazão e dos Agrupamentos Escolares de Barcelos. 1250 alunos participaram em aulas teóricas e práticas sobre o tema da Água e no concurso interescolar de desenho sobre os “Ciclos natural e urbano da Água”. Agora, com o final do ano letivo, foi altura de premiar todos os alunos que se esforçaram e empenharam.

A exposição dos desenhos pôde ser visitada nas sedes dos Agrupamentos. A entrega dos prémios e certificados aos alunos participantes teve lugar nas escolas e sedes dos agrupamentos de escolas participantes nos meses de maio e junho.

Implementado em 2013 pela Águas de Barcelos, o projeto é apoiado pela ARS Norte, ERSAR e Águas do Norte, e abrange atualmente 56 escolas de 7 agrupamentos escolares do concelho, o que corresponde a cerca de 80% das escolas públicas de ensino básico do concelho de Barcelos. Além dos agrupamentos escolares de “Barcelos”, “Alcaides Faria”, “Rosa Ramalho”, “Vale do Tamel”, “Vale D’Este” e “Braga Oeste” que já faziam parte do projeto, neste ano letivo foi integrado o Agrupamento de Escolas de “Vila Cova”. Em Paços de Ferreira, foi a primeira edição do projeto que é apoiado pela Administração Regional de Saúde Norte (ARSNorte IP), pelo Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega III, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e pela Águas do Norte que fornece a água em alta no município de Paços de Ferreira.
O projeto educativo ‘Água Segura’ visa sensibilizar os alunos do 3º e 4º anos e encarregados de educação para a importância do consumo de água com qualidade na promoção da Saúde. O projeto consiste na realização de aulas teóricas e práticas sobre o tema da Água, desde a importância para o homem e todos os seres vivos, a origem e o ciclo natural que é responsável pela renovação de água doce, até aos problemas que afetam a humanidade, como a excessiva utilização e poluição das águas, que impõem a utilização racional da água e a instalação de sistemas públicos de tratamento e de distribuição de água e de recolha e de tratamento de águas residuais, assegurando assim o abastecimento de água potável à população e contribuindo para a despoluição das reservas de água.