Projeto da Águas do Tejo Atlântico na shortlist da Water Innovation Europe 2025

Num momento em que a Europa enfrenta riscos climáticos crescentes, stress hídrico e um insustentável consumo dos recursos hídricos, o Water Innovation Europe 2025, que se realiza em outubro, tem como tema central a Implementação da Estratégia de Resiliência Hídrica, abordando um novo rumo onde a gestão sustentável da água, a resiliência climática e a competitividade industrial devem convergir.

O projeto da Águas do Tejo Atlântico “Construindo uma sociedade inteligente em relação à água – Território de Alenquer”, concorre na categoria Prémio de Governança da Água, tem como objetivo inovar na criação de uma sociedade inteligente em relação à água em áreas urbanas, industriais e rurais, sustentado na proximidade e no envolvimento local.

“Através do AgIR, trabalhamos com indústrias e o município para otimizar e fechar o ciclo do uso da água. No setor automóvel, melhorámos as operações para devolver água mais limpa à natureza; numa fábrica de sabão, transformámos resíduos em subprodutos reutilizáveis (transformando espumas indesejadas em soluções de limpeza). Com universidades, estudamos os rios Ota e Alenquer, restauramos ecossistemas e recuperámos peixes nativos de volta ao seu habitat natural. Também integramos o projeto SOLLAGUA e utilizaremos os seus resultados em soluções baseadas na natureza e reutilização da água em áreas rurais”, pode ler-se no comunicado enviado à imprensa.

“As nossas Fábricas de Água atuam como motores de inovação, produzindo água+®, água para usos compatíveis, biolamas+®, lamas orgânicas para a agricultura. Estas soluções de governança promovem uma economia circular e fortalecem os alicerces de uma sociedade inteligente em termos de água”.

Os vencedores serão conhecidos no Water Innovation Europe 2025, que se realiza nos dias 27 e 28 de outubro, na Dinamarca.