Projeto da Mata do Buçaco distinguida com prémio europeu em áreas naturais

Projeto da Mata do Buçaco distinguida com prémio europeu em áreas naturais

Categoria Ambiente, Florestas

O programa “Bussaco digital” da Fundação Mata do Bussaco (FMB), visando essencialmente a promoção de plantação de árvores, foi distinguido com o prémio “Melhor Projeto de Comunicação em Áreas Naturais da Europa”, anunciou a FMB. Atribuído pela Federação Europarc, “uma das mais relevantes instituições europeias no que concerne à gestão e conservação da natureza”, o prémio, designado “Natura 2000 Comunication”, distinguiu o projeto que, apesar de “ainda estar em fase piloto”, revela ser “um excelente exemplo de comunicação”, disse à agência Lusa o presidente da FBB, António Gravato.

A “Bussacodigital.sapo.pt” é uma plataforma informática online, que permite plantar árvores na Mata Nacional do Buçaco, “apenas à distância de um clique”, sintetizou aquele responsável, sublinhando que este projeto de comunicação adota novas estratégias, procurando, designadamente, “despertar novos públicos”.

O objetivo do programa, desenvolvido pela FMB em parceria com a Universidade de Aveiro, a Fundação PT e o SAPO Labs, é contribuir para a reflorestação da mata, em particular das áreas atingidas pelo temporal que assolou em 2013 este espaço, com uma área total de 105 hectares, no concelho da Mealhada, distrito de Aveiro.

O projeto, considerado como “o melhor trabalho de comunicação e informação para áreas naturais realizado no espaço europeu”, venceu numa categoria que contou com vinte projetos finalistas oriundos de diversos países europeus, salienta a FMB.

O projeto ‘Bussaco digital’ já havia sido selecionado a nível nacional como exemplo de boas práticas, tendo sido, também, um dos projetos europeus finalistas, em 2014, no “Green Project Awards”, em termos de inovação e sustentabilidade, destaca a Fundação.