1

Projeto de cibersegurança da Águas do Norte em destaque na revista ComputerWorld

O projeto de cibersegurança da Águas do Norte – “Water Cyber Security Plan (WCSP)”-, esteve em destaque na revista ComputerWorld, na sua edição especial sobre cibersegurança. Este projeto visa “proteger toda a rede e infraestruturas” da Águas do Norte, a fim de “garantir a continuidade dos serviços prestados no âmbito do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais do Norte de Portugal”, lê-se numa nota divulgada à imprensa.

Este projeto é cofinanciado pela União Europeia no âmbito da candidatura ao programa Connecting Europe Facility – Telecom, e tem como objetivo fundamental o “desenvolvimento de capacidades operacionais na área da cibersegurança e implementação da Diretiva Comunitária relativa à Segurança das Redes e dos Sistemas de Informação”, precisa um comunicado divulgado pela Águas do Norte.

Segundo a empresa, com a utilização do WCSP será possível “identificar, proteger, responder e recuperar” o ecossistema da Águas do Norte, por meio da “criação de um centro de operações de segurança com base nas plataformas de gestão de incidentes e inteligência cibernética artificial”, de modo a conseguir “monitorizar todo o ecossistema digital, identificando e adaptando-se continuamente às ameaças cibernéticas mais evoluídas”. A implementação do projeto vai contribuir para “melhorar a capacidade de resposta do sistema da Águas do Norte e assegurar o fornecimento das informações relevantes para as partes interessadas em segurança cibernética, a nível nacional e internacional”, assegura a empresa.