Projeto de economia circular permitiu reutilizar mais de 390 toneladas de eletrónicos

Um projeto de economia circular dinamizado pelo Electrão, em parceria com a ENTRAJUDA, permitiu a distribuição de 393 toneladas de equipamentos usados em 14 anos.

Só no ano de 2022, foram recuperadas 49 toneladas de computadores e impressoras, 5 toneladas de ecrãs, 5 toneladas de equipamentos de frio e 2 toneladas de grandes eletrodomésticos.

“Ao prolongar a vida útil de um equipamento elétrico usado, estamos a travar a extração de materiais e a gerir com maior eficiência os recursos disponíveis, redistribuindo-os, por via desta parceria, a quem ainda deles irá usufruir”, argumenta Pedro Nazareth, CEO do Electrão.

A parceria entre as duas entidades procura promover a reutilização de equipamentos elétricos, obsoletos ou avariados, que, depois de sujeitos a reparação, ficam em condições de serem doados a outras famílias.

A ENTRAJUDA distribui também os equipamentos recondicionados e reparados “com base nas necessidades reportadas e na atividade realizada pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social a quem é prestado apoio”.

Isabel Jonet, presidente da associação, salienta a importância da componente social deste projeto, “já que permite que entidades do sector da solidariedade possam dispor de determinados equipamentos para apoiar a sua operação e as famílias carenciadas que ajudam”.

No caso dos equipamentos que não têm potencial de reutilização, devido à antiguidade ou à insuficiência energética, o Electrão encaminha-os para a reciclagem.

Os equipamentos doados são reparados pela ENTRAJUDA através de jovens estagiários apoiados por uma equipa técnica que os orienta e forma. A promoção da empregabilidade é outro fator que move esta parceria.

A ENTRAJUDA tem ainda uma equipa vocacionada a verificar outros tipos de equipamentos, como máquinas de lavar, fogões ou microondas, que são igualmente preparados para reutilização por doação.

Os equipamentos elétricos usados podem ser doados por particulares e empresas, nas instalações da ENTRAJUDA, no Bairro da Quinta do Cabrinha, na Avenida de Ceuta, em Lisboa, ou em outro de entre os mais de 9.000 pontos da rede Electrão referenciados em www.ondereciclar.pt.