Projeto “Desporto Carbono Zero” em Guimarães já conta com 29 membros
Neste último fim de semana, Guimarães distinguiu mais 11 clubes pela sua adesão ao projeto “Desporto Carbono Zero”, um movimento pioneiro que está a tornar o desporto vimaranense num verdadeiro aliado da sustentabilidade ambiental. A iniciativa, promovida pelo município em parceria com o Laboratório da Paisagem, tem como objetivo jogar “em equipa” pelo ambiente, pela saúde e pelas gerações futuras para compensar a pegada carbónica e o impacto ambiental dos eventos desportivos realizados no concelho.
Um ano após a apresentação pública, o movimento passa agora a contar com 29 membros. Refira-se que esta é também uma ferramenta de sensibilização, de responsabilidade e de compromisso com o futuro que pretende levar o desporto para além da competição, através do poder de mobilizar, de educar e de inspirar mudança.
Tal como sucedeu com os primeiros 18 clubes, a integração dos novos membros contempla o desenho de planos de sustentabilidade, medição de emissões de carbono e promoção de práticas mais sustentáveis. Neste sentido, os novos clubes terão acesso a um plano de sustentabilidade desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem e a uma plataforma digital de gestão ambiental. Realizar-se-ão, também, ações de formação e consciencialização orientadas para dirigentes, treinadores, atletas e cidadãos, de forma a acelerar a transição verde. O cumprimento do plano será, também, monitorizado com o apoio da equipa técnica da instituição.
Refira-se que este plano de sustentabilidade ambiental é adaptado à realidade de cada clube e nele constam propostas de melhoria em indicadores, como a energia, água, resíduos e mobilidade, alinhando as atividades dos clubes com o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável 2030, ano em que o município pretende atingir a neutralidade carbónica.