Projeto EcoPontas & PapaChicletes vence Prémio Inovação Social Sociedade Ponto Verde

Projeto EcoPontas & PapaChicletes vence Prémio Inovação Social Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde entregou ontem o Prémio Inovação Social ao Projeto “EcoPontas & PapaChicletes – Redução e Valorização de Resíduos” desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães no valor monetário de cinco mil euros e duas menções honrosas aos Projetos “Vestida para Vencer” da Associação Dress for Success Lisboa e “Cozinha para a Vida” da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

“Foi muito gratificante para a Sociedade Ponto Verde verificar a quantidade de projetos que se candidataram ao Prémio Inovação Social e a qualidade dos mesmos. Infelizmente não podem ser todos vencedores, mas estão todos de parabéns. Os projetos que hoje distinguimos já fazem a diferença, transformando hábitos e criando soluções criativas que dão resposta a necessidades reais da nossa sociedade”, sublinhou Luís Veiga Martins, Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde.

Este prémio foi lançado pela primeira vez na presente edição dos Green Project Awards e pretende reconhecer os melhores projetos, produtos, serviços ou iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da sociedade civil, apresentando soluções criativas e sustentáveis para fazer face às necessidades e aos desafios da sociedade atual.

O projeto vencedor – “EcoPontas & PapaChicletes” – aparece com o intuito de criar soluções que reduzam a acumulação de resíduos, como as pontas de cigarros, através de estruturas com um design suficientemente apelativo que contribuam para alterações comportamentais, na cidade de Guimarães.

Criado em novembro de 2015, e apenas nos primeiros dois meses, estima-se que tenham sido recolhidas mais de mais de 15.000 pontas de cigarro e 2.000 pastilhas elásticas, através da colocação de 8 estruturas no centro de cidade.