Projeto EduCO2cean apresentado amanhã em Coimbra

Projeto EduCO2cean apresentado amanhã em Coimbra

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e a Escola Secundária D. Duarte de Coimbra estão a organizar um encontro de divulgação das atividades do projeto EduCO2cean, que se realizará amanhã, dia 16 de novembro, entre as 10h30 e as 16h30. Neste evento de disseminação vão participar cerca de 220 alunos, professores e representantes de instituições de ensino, ambiente e centros de investigação.

A sessão de abertura será presidida pela Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, contando, também, com a presença de representantes da Comissão Nacional da UNESCO e da Agência Portuguesa do Ambiente.

Após um painel de conversas com duas cientistas sobre as temáticas do oceano e alterações climáticas decorrerão várias apresentações, através de expressões artísticas, de alunos das escolas associadas do projeto. É desta forma que este projeto pretende envolver os jovens para as problemáticas associadas às alterações climáticas no oceano e, ao mesmo tempo, comprometerem-se com a comunicação do trabalho de investigação que desenvolvem sobre um conjunto de temáticas e como entendem o problema e apresentando propostas de ação.

O almoço volante será servido pelos alunos do curso de cozinha da Escola Secundária D. Duarte, parceira na organização deste evento.

No período da tarde, pelas 16h00, terá lugar grande momento do dia no qual os participantes deste evento irão comunicar as suas preocupações na praça 8 de maio, numa interação com as pessoas que circulam nesta área. Deste trabalho resultará um vídeo que pretende ser distribuído nas redes sociais, atuando como mensagem viral sobre a problemática do impacte das alterações climáticas no oceano.

O projeto EDUCO2CEAN tem como objetivo gerar um modelo pedagógico Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), com potencial para ser aplicado em toda a União Europeia, que permita a comunicação de ciência com a sociedade, a partir de projetos educativos com recurso a técnicas artísticas, sobre as causas e efeitos das alterações climáticas nos mares e oceanos, com especial ênfase no oceano Atlântico e no mar Báltico, e respetivas propostas de mitigação e adaptação.

O projeto tem abertas inscrições para que professores e alunos de escolas do 3º ciclo, secundário e profissional possam integrar este projeto. Se desejar inscrever-se no projeto pode enviar um mail para aveiro@aspea.org.