Projeto “Escola da Natureza” de Viana do Castelo ganha prémio europeu

Projeto “Escola da Natureza” de Viana do Castelo ganha prémio europeu

O projeto “Escola da Natureza”, do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo e cofinanciado pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, ganhou o European Citizen’s Award Natura 2000. Trata-se de um prémio pan-europeu que distingue a excelência na gestão dos Sítios Natura 2000 e o trabalho realizado no âmbito da sua conservação.

No projeto português, foram desenvolvidas ferramentas de trabalho direcionadas à comunidade jovem e escolar, estruturadas com o objetivo de fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais de áreas classificadas. Destaca-se ainda a possibilidade de promover intercâmbio entre grupos escolares de diferentes concelhos, permitindo um trabalho em rede.

O total do investimento foi de 188 mil euros, tendo o Fundo de Coesão contribuído com 160 mil euros. Os parceiros do projeto “Escola Natureza” são o município de Esposende e de Vila Nova de Cerveira e a Universidade de Coimbra, através do Instituto do Mar, com o suporte científico e técnico do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho e do Centro de Conservação de Borboletas de Portugal.

Conheça todas as candidaturas aprovadas pelo PO SEUR até ao momento aqui.