Projeto europeu WATTer Skills lança portal online no Dia Mundial da Água

Projeto europeu WATTer Skills lança portal online no Dia Mundial da Água

Categoria Águas, Ambiente

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Água, 22 de março, o Projeto WATTer Skills – Water Efficiency and Water-Energy Nexus in Building Construction and Retrofit, apoiado pelo Programa ERASMUS+ da Comissão Europeia, apresenta o seu portal online: www.watterskills.eu.

O WATTer Skills visa contribuir para a criação de um quadro comum, nacional e europeu, para a capacitação, qualificação profissional e mobilidade europeia de Peritos e Técnicos de Eficiência Hídrica nos edifícios. Uma medida que pretende fomentar a criação de novas profissões e empregos numa área de grande potencial e necessidade em Portugal e na Europa e permitir a mobilidade e empregabilidade destes profissionais no mercado europeu.

Liderado pela ADENE – Agência para a Energia, o WATTer Skills constitui uma Parceria Estratégica no âmbito do Programa Europeu ERASMUS+, responsável pelo cofinanciamento do projeto, envolvendo entidades de mais três países europeus – a FLC – Fundacion Laboral de la Construcción em Espanha, a FORMEDIL – Ente Nazionale per la Formazione e l’Addestramento Professionale nell’Edilizia em Itália e o CRES – Agência Nacional de Energia, na Grécia.

Iniciado em setembro de 2017 e em desenvolvimento até agosto de 2020, o projeto lança agora o seu portal online, que constituirá um agregador de informação sobre o projeto e outros temas relacionados, dirigido a profissionais da área da eficiência hídrica e da construção, para já em língua inglesa. A curto prazo, o website estará disponível também nas quatro línguas dos países parceiros. Terá também uma newsletter de informação regular sobre o projeto, acessível a todos os interessados através de um registo simples no portal.

Com o WATTer Skills a ADENE antecipa a resposta às necessidades de atualização e qualificação de técnicos dos setores da construção, reabilitação urbana e redes prediais. Pretende-se, deste modo, que a implementação de novas soluções de eficiência hídrica nos edifícios possa ser assegurada por peritos e técnicos especializados e qualificados para as novas exigências legais, soluções tecnológicas e oportunidades nesta área, dando garantias de confiança, segurança e elevada eficiência aos utilizadores. Permitirá também potenciar a ligação (nexus) entre água e energia nos edifícios, multiplicando as poupanças geradas para os consumidores e a eficiência de recursos.

No quadro europeu, Portugal é considerado um dos países mais vulneráveis às alterações climáticas. A escassez da água é um problema sério para muitas regiões da Europa, estimando-se que venha a afetar 45% do território Europeu até 2030. Por outro lado, os estragos provocados pelas inundações devem aumentar cinco vezes até 2050. Um cenário que tem contribuído para o aumento da atenção para a eficiência hídrica e gestão da água na Europa, onde estão atualmente em curso esforços da Comissão Europeia para a promoção de padrões de eficiência para produtos e sistemas de eficiência hídrica em edifícios e para a definição de indicadores de desempenho ambiental dos edifícios, que incluem o uso eficiente da água.

Tendo por base a experiência da ADENE, que ajudou a moldar, construir, qualificar e consolidar o mercado da eficiência energética em Portugal, um dos aspetos fundamentais para promover as oportunidades e tirar partido – de forma duradoura e permanente – do potencial de eficiência hídrica, é a existência de confiança dos consumidores neste novo mercado e em novas soluções de eficiência hídrica. Para tal, torna-se fundamental assegurar a capacitação de profissionais nestas novas soluções, que permita o desenvolvimento de um mercado qualificado, que dê garantias de segurança e eficiência aos consumidores.

É com este propósito que surge o projeto WATTer Skills: desenvolver, implementar e propor um curriculum, quadro de formação e esquema de acreditação comuns a nível europeu, para formar, atualizar e qualificar as competências técnicas dos especialistas, projetistas, instaladores e todos os profissionais de construção e consultoria nas áreas da eficiência hídrica e Nexus Água-Energia nos edifícios.

Em Portugal, o Conselho Consultivo nacional integra atualmente a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) e a ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais), sendo também acompanhado pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente).