Projeto GUARDIÕES em ação sobre economia circular nas escolas do Alentejo

O projeto GUARDIÕES desenvolveu, juntamente com os alunos do 8º ano da Escola Secundária Severim de Faria, em Évora, da Escola Básica Integrada de Amareleja, em Moura, e da Escola Básica Aviador Brito Paes, em Odemira – num total de 95 jovens  – um conjunto de atividades de defesa do ambiente com o objetivo de impulsionar práticas sustentáveis entre os mais novos.

Durante as iniciativas, foi dado a conhecer o conceito de economia circular e as vantagens deste modelo de consumo que visa a redução do desperdício e dos resíduos. Para o efeito foram apresentados exemplos práticos de comportamentos diários que os alunos podem adotar de forma simples.

Para Jorge Martinscoordenador do projeto, o “trabalho de divulgação de conhecimento e de disseminação de práticas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, realizado nas escolas do Alentejo, é muito compensador e permite visualizar resultados imediatos na preocupação dos mais novos com o ambiente e nos seus comportamentos a favor de rotinas mais sustentáveis”.

Durante o passado ano letivo, o GUARDIÕES realizou iniciativas de sensibilização ambiental em várias escolas básicas e secundárias, em parceria com os agrupamentos de escolas e com as câmaras municipais da região. Este ano, o projeto pretende alargar estas ações ao maior número possível de alunos do Alto e Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Central.

O projeto resulta de uma parceria entre o Fórum da Energia e Clima (FEC), o Instituto Politécnico de Portalegre e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), e é financiado pelo Programa Alentejo 2020.