Projeto GUARDIÕES promove iniciativas ambientais para os mais novos

O Projeto GUARDIÕES assinalou uma parceria com os Municípios de Sines e da Vidigueira cujo objetivo foi dar apoio a dois programas municipais de ocupações de tempos livres de crianças e jovens da região.

Durante duas semanas (de 11 a 22 de julho), o programa Férias Ativas de Sines, no Litoral Alentejano, contou com o projeto GUARDIÕES enquanto parceiro para limpezas de praia. “A iniciativa, através da participação de 300 crianças, dos 6 aos 14 anos, conseguiu recolher 92 quilos de resíduos, nomeadamente microplásticos e beatas que se constituem como um dos principais perigos para a conservação da biodiversidade marinha,” pode ler-se numa nota.

No mês de agosto, em parceria com o Município da Vidigueira, os GUARDIÕES participaram no programa Vidigueira Férias com o objetivo de realçar a importância do Montado Alentejo para a conservação da natureza. “Esta ação, realizada de 1 a 5 de agosto, onde participaram 150 crianças, contou com três intensas recolhas de resíduos, neste caso de embalagens de plástico, vidro e papel”, refere a organização.

Ambas as iniciativas pretenderam sensibilizar os mais novos para importância do meio ambiente envolvente e incutir nas crianças e jovens a importância da prática de comportamentos individuais enquanto amigos do ambiente e pequenos “líderes climáticos”.

Estas ações, preparadas pelo projeto GUARDIÕES, são personalizadas e adaptadas às necessidades de cada região e de cada grupo de crianças, sendo realizadas reuniões preparatórias com os municípios para que as atividades sejam únicas e totalmente adaptadas. Com o início do ano letivo, em setembro, os Guardiões têm como objetivo fazer crescer o projeto de forma a realizarem, semanalmente, ações com crianças e jovens nas Escolas de toda a região Alentejo.