Projeto “Mobilidade Urbana Sustentável” conquista 264 utilizadores em dois meses e meio

Projeto “Mobilidade Urbana Sustentável” conquista 264 utilizadores em dois meses e meio

Desenvolvido pelas Aldeias Históricas de Portugal e pela Renault Portugal, o projeto “Mobilidade Urbana Sustentável” está a começar com resultados positivos: quase 14 mil quilómetros já foram percorridos por turistas, residentes e profissionais ao volante da frota de automóveis elétricos Renault disponível na Aldeia Histórica de Castelo Novo; e uma distinção nos Global Mobi Awards Prio, uma iniciativa que premeia os melhores da mobilidade inteligente em Portugal.

Desde meados de abril que a população, os visitantes e os profissionais da Aldeia Histórica de Castelo Novo contam com uma frota de veículos elétricos Renault para utilizar, sem custos, nas Aldeias Históricas de Portugal. “Este é um inovador projeto que torna as viagens pelo território mais fáceis, económicas e sustentáveis e que só precisou de escassas semanas para justificar ser uma aposta ganha”, refere a Rede das Aldeias Históricas de Portugal.

No âmbito deste projeto, as Aldeias Históricas de Portugal e a Renault Portugal foram, então, distinguidas nos prémios Global Mobi Awards Prio, na categoria Empresas/Organizações. “Trata-se de uma iniciativa que reconhece os melhores da mobilidade inteligente em Portugal e que conta com um júri alargado, que inclui jornalistas em representação dos mais importantes órgãos de comunicação social, mas também académicos e representantes de associações e empresas”, refere a Rede.

Nas Aldeias Históricas de Portugal, o pioneiro projeto já conquistou turistas, residentes e profissionais. Em apenas dois meses e meio, no período compreendido entre 15 de abril e 30 de junho, já recorreram ao serviço, que é gratuito, 264 utilizadores, sendo que, destes, 91 foram visitantes, 148 residentes e 25 profissionais. No que se refere ao perfil dos visitantes, mais de 80% foram portugueses, e os restantes foram originários dos Países Baixos, Espanha, Japão, Brasil e Alemanha. Neste período, a gama de modelos elétricos da Renault percorreu um total de 13.829 quilómetros.

Este é um serviço que coloca ao dispor de turistas, residentes e profissionais uma frota de cinco viaturas Renault elétricas, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão. Um projeto-piloto que poderá estender-se a áreas para além da mobilidade, de modo a reforçar a aldeia como uma referência no domínio da sustentabilidade e que poderá ser replicado nas restantes 11 aldeias da rede.

A adesão ao serviço é muito simples: basta reservar as viaturas a partir do link, indicando quais as datas de recolha e devolução, bem como se necessita ou não de transfer (caso não tenha viatura própria ou preferir deixar o carro em casa, desfrutando assim de uma experiência 100% sustentável e económica). A partir do mesmo link, além de reservar o seu modelo elétrico preferido, pode desde logo planear a sua viagem pelas Aldeias Históricas de Portugal, escolhendo o alojamento, os restaurantes e ainda várias atividades, como passeios pela natureza ou visitas guiadas.

Em articulação com o Município do Fundão, estão disponíveis ainda serviços de transfer (também gratuito) a partir das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão.