Projeto-piloto irá aumentar taxa de recolha das embalagens de vidro no canal HORECA

Na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem) lançou o projeto-piloto, A Tip For Nature, que tem como objetivo aumentar a taxa de recolha das embalagens de vidro usadas no canal HORECA, e tem como parceiro a cadeia The Editory Collection Hotels, sendo na unidade de Santa Apolónia que foi foita a apresentação.

O projeto financiado pela FEVE (European Container Glass Federation) e conta com o apoio institucional da Plataforma Vidro+ e da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal).

“Portugal tem das maiores densidades per capita, de estabelecimentos HORECA, no entanto, 64% de todas as embalagens de vidro consumidas nestes estabelecimentos, não estão a ser aproveitadas para reciclagem. É assim neste canal que reside a oportunidade mais eficiente de recuperação destas embalagens, pela sua concentração de produção. Como fabricantes de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, queremos mudar estes resultados, porque quantas mais embalagens de vidro usadas forem recolhidas, maior será a incorporação de vidro reciclado na produção de novas embalagens”, afirma Sandra Santos, Presidente da AIVE. “A parceria  com os The Editory Collection Hotels, dá início hoje a um projeto pioneiro que pretende ser um exemplo nacional, a ser replicado e escalado num futuro próximo, por muitos outros estabelecimentos do canal HORECA. Juntos vamos seguramente fazer a diferença”.

A iniciativa irá abranger os dez hotéis da cadeia hoteleira, testando se um investimento em comunicação digital se pode traduzir na mudança de comportamentos e por sua vez numa melhoria dos níveis de recolha de embalagens de vidro nas diferentes unidades do grupo.

Paralelamente, será promovido um desafio interno, como forma de motivação para os colaboradores, para atribuir uma estrela adicional em vidro, à unidade hoteleira com maior taxa de recolha de embalagens de vidro para reciclagem.